Cuca & Nocal

6 comentários

Foram cervejas como estas que nos “mataram a sede” em Angola. Aquele calor tropical que tanto suor fez o corpo destilar só podia ser “combatido” pelas “loiras” CUCA e NOCAL.

A CUCA (Companhia União de Cervejas de Angola) foi a primeira cerveja a ser fabricada em Angola em 1947, sendo uma empresa filha da Central de Cervejas Portuguesa.

A NOCAL (Nova Empresa de Cervejas de Angola) apareceu em 1960 e veio rivalizar com a CUCA no mercado angolano. Essa rivalidade era tal que deu origem a dois slogans: “A Cuca ajuda a UPA” e “A Nocal ajuda Portugal”.

Além destas cervejas em garrafa, não posso deixar de destacar aqui os “canhangulos” que se tomavam nas esplanadas das cervejarias Amazonas e Portugália, em Luanda, acompanhados de pratos de marisco.

Em Angola estas cervejas ainda resistem ao tempo, a par de outras de fabrico local como a EKA ou a N´Gola e outras internacionais como as portuguesas Sagres e Super Bock, mas a CUCA domina o mercado com cerca de 75%.

Mário Mendes

6 thoughts on “Cuca & Nocal

  1. Muito obrigado nocal pela visita que tive na vossa unidade fabril
    sul do imt17 de Dezembro instituto médio técnico 17 de Dezembro.

  2. I am very interested your firm. I’m collector beer labels and drip

    mats [coaster] of the world. Please send me some beer labels

    and coasters.
    Please send me some information about it.

    your sincerely Jarosław

    my adress

    Jarosław Andrzejak

    ul.Zielinskiego 4b/8

    41-712 Ruda Slaska
    woj.slaskie

    POLAND

  3. Caro amigo

    Na mata, nunca bebi água de cantil, primava por cada dia de mata
    beber sempre três ou quatro cervejas Nocal ou Super Bock cervejas
    estas carregadas por mim e por elementos da minha secção,que
    também tinham direito a tomar uma ou duas de borla.-
    E quem esteve em Angola tenho quase a certeza que bebeu uns
    canhangulos ou umas girafas bem frias na Portugalia,no Amazonas,
    e na Ilha no Tamaris,ou no N´gola ou na Gruta, acompanhadas de
    um pires de camarão de borla, belos tempos.-
    E porque recordar é viver.-

    Um abraço Abreu

  4. Boa tarde, eu tenho uma cantina e vendo cerveja nocal e cuca, gostaria de saber se poderei ter uma geleira da nocal/cuca. Gostaria de uma resposta breve, obrigado pela atenção.

    • Não temos neste espaço nada a ver com representações das cervejas cuca e nocal. O post refere-se apenas a recordações de outros tempos.

      • Recife- PE. BR. 28/01/15.
        Cuca, S.a – Companhia União de Cervejas de Angola – Frederico Isata
        Eu estou a procura de contato com a Cervejaria CUCA. Pois o formato da latinha que ela utiliza na “Nova CUCA” é o ideal para o lançamento de um revolucionário modelo de latinha descartável para bebidas que compõe o “Projeto ASEPTICAN” e acredito que o lançamento poderá ser antecipado se estabelecermos parceria com a Cervejaria CUCA. Contato URGENTE.

Deixe um comentário