Combatentes Portugueses de Angola

20 comentários

Combatentes portugueses de Angola

Quando chegámos a Angola em 1971, aos 125 elementos da nossa companhia foram agregados 40 angolanos, provenientes dos regimentos de Infantaria de Luanda, Nova Lisboa e Sá da Bandeira.

Da minha secção faziam parte os soldados Tomás Cachique, José Manuel da Costa e “Nené”, que recordo nesta foto. Sempre foram amigos leais e já pensei muitas vezes no que teria sido o seu futuro, depois da independência de Angola.

angolanos_sec1

Depois do 25 de Abril de 1974, a vida em Angola não foi fácil para ninguém. Houve um período em que todos os “brancos” eram considerados “persona non grata” e por isso assistiu-se ao abandono em massa de cerca de 300 mil que regressaram a Portugal e aqui foram designados por “retornados”. Também para os angolanos, aqueles dias não foram melhores, porque logo se iniciou uma feroz guerra civil entre os movimentos de libertação.

Quais os cenários possíveis para os ex-combatentes angolanos que lutaram ao nosso lado? Poderiam ter  sofrido as consequências por serem considerados traidores; poderiam ter sido “recrutados” pelos movimentos ou fugido à guerra que assolou o país. Não sei o que lhes aconteceu, mas certamente a vida não foi fácil para eles. O auge desta guerra entre o MPLA e a UNITA, viveu-se depois das primeiras eleições que decorreram em 29 e 30 de Setembro de 1992.

Durante 10 meses, de Janeiro a Outubro de 1993, a cidade de Kuito (antiga Silva Porto) foi cercada e bombardeada pela Unita que a tomou de assalto. Os mortos foram cerca de 45 mil e mais  de 50 mil feridos.  Do que foi esta batalha, aqui se transcreve um relato:

kuitoParticularmente grave era a situação na cidade do Kuito, cercada pela UNITA. A população estava submetida a bombardeamentos diários, desde o início do ano. Chegavam-me relatos dramáticos, através de esporádicas comunicações via rádio, dando conta de toda a sorte de privações na capital biena, onde cadáveres, abandonados nas ruas, eram devorados por cães esfaimados. Não havia uma única casa de pé. Os habitantes, com medo dos bombardeamentos e dos tiros, escondiam-se entre as ruínas, deixando muitos mortos por enterrar. Só dali saíam para procurarem alguma coisa para comerem, como ratos, lagartos, raízes e folhas de arbustos, enfim, tudo o que encontrassem. Quando esta fonte se esgotou, começaram a alimentar-se dos cães que comiam os cadáveres humanos!

O Zé Manel era natural do Cuando-Cubango (Serpa Pinto) e o Tomás do Bié (Silva Porto), zonas onde a guerra  civil foi muito intensa  e por isso receio muito pelo que eventualmente lhes possa ter acontecido. O Nené, era natural de Namibe (antiga Moçamedes), uma zona onde a guerra foi mais “suave”.

A estes três companheiros, em qualquer lugar onde estejam, presto a minha homenagem. Se forem vivos, terão cerca de 60 anos, “muito velhos”, para um país onde a esperança média de vida é de apenas 42,7 anos.

Mário Mendes

20 thoughts on “Combatentes Portugueses de Angola

  1. Eu tambem estive em Angola de Dez/71 a Out./73 no Cuimba., era furriel no Pel.Mort.3062 e tb estive na Mamarrosa de passagem quando iamos levar grupos de combate ou recolher os mesmos grupos, que eram lançados na Magina e iam ter ai, ou perto.Gostava de conversar com camaradas que tenham estado nessa zona: S.Salvador, Madimba, Maquela do Zombo, Calambata, Luvaca,Buela,CUIMBA,etc.

    Saudaçoes a todos

    • Camarada, também eu estive na Calambata em 1974 e Noqui em 75 e também gostava bastante de saber noticias dos angolanos que faziam parte do bat. caç. 4214
      especialmente do cabo António e do Isai, dois grandes companheiros.

      cumprimentos

      • Pertenci á 1ª comp que esteve na Calambata e mais tarde em Noqui
        qual era a comp do colega
        Ex.1ºcabo enfermeiro (Ccantanhede)

      • Eu também estive na Calambata em 74 e Noqui na º CªCaç Bat 4214, era o Furriel Nunes e gostaria de encontrar alguns camaradas que estiveram lá comigo…um abraço a todos.

    • Caro Conceição, estive em Buela (Cuimba) em 1964/65, não muito tempo porque me ofereci para o CIC e saí talvez em Abril 65, mas conheci um pouco essa região.
      Saúde,
      Rail Mesquita (furr. milº)
      r.mesquita@videotron.ca

    • eu também esteve na buela e ai os do p morteiros 3062 o pires o ferreira o soares o castro

    • albino tomas conçeiçao também esteve na buela e la estiveram oferreira o soares o castro o pires que pertenciam aomorteiros 3062

    • albino Conceição eu também esteve na buela e quem esteve com nos estive o pires o castro o ferreira e outro ferreira albino um que já morreu foi o furriel maia que era aqui de braga que estava em cumbia e outro que também morreu foi o furriel Araújo que era da buela um abraço dum amigo de armas

    • albino tomas conceiçao eu esteve na buela aonde estiveram do plotao 3062 o castro que era alijo o soares o ferreira que era de felgueirs e outro ferreira que era de sj madeira outro era pires de pombal um abraço olha o furriel maia mecânico de armas aqui de braga

    • albino queria dizer que o furriel maia já faleceu ai aos 5 anos

  2. Caro Ex-Combatente!

    Venho convidar-te a ver uma história de guerra vivida por mim há mais de 40 anos, em Moçambique e que ainda está à espera de conhecer um epílogo. Se gostares, conforme espero, nesse caso peço-te por favor que divulgues o episódio pelos teus contactos. A razão deste meu pedido facilmente a descortinarás durante o visionamento do vídeo que anexo.
    Um abraço de camaradagem
    Jaime Froufe Andrade

  3. Meus caros ex-camaradas,claro estive em angola de 1965 a 1967 e olhem já tinha muito português negro sendo um militar igual a nós do chamado puto, pois os militares angolanos eram mais valentes do que nós, nós fomos totalmente abandonados pelo 25, agora meus ex-camaradas o que terá acontecido com os heróis portugueses de pele negra não deveria ter sido fácil. Se alguém souber gostaria de uma resposta, estive em M´Pala, Lufico e todos os lugares que ficavam por ali perto, Ambriz, Ambrizete, São Salvador do Congo, Nóqui, na data acima e feliz natal para todos.

  4. fui soldado comando anos 1972 a1974 conheci todo oleste de angola tenho saudades da nossa angola se alguem da minha companhia me kiser contatar pois tambem tinham pessoal angolano telm 917448803

  5. Eu sou o Jose Araujo mais conhecido pelo “MIRANDELA” Fui cond. auto rodas .Pertenci a seccao de transportes “OS DIAMONDS” estacionada no comando de setor em S.Salvador do Congo desde 16 de Agosto de 1970 ate principios de 1972. Fiz muitas colunas por todo o setor Zaire abastecendo destacamentos. Desde S.Salvador a MAQUELA DO ZOMBO,MAVOIO,LUVACA,FAZENDA PRIMAVERA,LUFICO,MAGINA,CUIMBA,QUIENDE,MAMARROSA,M POZO etc. Belos tempos embora com muitos sacrificios.Era um jovem . Hoje estou com 63 anos reformado, casado, dois filhos, e residente em Franca. Um grande abraco para todos os antigos combatentes.

    • Amigo José Araújo, pela data que você refere, você devia ter pertencido à mesma companhia que eu, comp. de transp. 2687 que esteve em Angola entre Fev de 70 e Jan de 72, mas não consigo encontrar o seu nome na lista.

  6. Amigo Manuel Luis: Eu nao pertenci a vossa companhia,mas sim a C.C.S.do mesmo batlhao o B.I.A. Sou um pouco mais novo,pois cheguei ao grafanil juntamente com mais condutores em rendicao individual no dia 25 de julho de 1970.Mas como disse fiz parte duma seccao de transportes que estava em S.Salvador.Os ultimos tempos de servico que fiz ja no grafanil foi na secretaria de transportes cujo chefe era o aspirante Macieirinha.Lembra-se dele? De toda a maneira fico satisfeito por encontrar alguem que compartilhou comigo o mesmo refeitorio e a mesma sala de soldado do BATALHAO DE INTENDENCIA DE ANGOLA Um abraco.

  7. o meu nome e francisco joao rocha
    de ferragudo
    tive na agola na data 1972
    base aeria 3
    artilharia
    matralhas angola

    soldado 128 rocha
    gostava de entrare em contacto com os meus amigosdesta altura q tiveram com migo
    tinha um amigo q e o lole o condutore quem me poder responder gostaria de encontralos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s