Angola: 40 anos de Descolonização

Deixe um comentário

Faz 40 anos no próximo dia 11 de Novembro que Angola se tornou independente. Quem quiser recordar aquele acontecimento e outros com ele relacionados,  aconselho a ler o livro do Major-General da Força Aérea Portuguesa, na situação de reforma, Fernando Paula Vicente.

No momento histórico em que Angola celebra o 40º aniversário da sua independência, um milhão de portugueses, civis e militares, recordam com horror a tragédia da descolonização que também matou meio milhão de angolanos. A isto, os promotores da independência, atraiçoando todos os interesses dos povos português e angolano, chamaram “descolonização exemplar” e pretenderam “apagar” da história nacional a gesta dos descobrimentos acusada de conduzir ao colonialismo e aos colonos que fizeram a Angola que hoje existe acusaram de nada mais ter feito do que roubar os pretos. Quarenta anos depois, de forma desapaixonada mas factual, os portugueses podem agora revisitar esse passado de traição das expectativas, suas ou de familiares seus, para compreender melhor a gesta dos descobrimentos, a colonização da qual não temos que nos envergonhar e a descolonização que o povo angolano não apadrinhou e que foi imposta do exterior. No livro que abaixo se refere, é feita uma merecida menção honrosa aos colonos pioneiros (muitos dos quais com informação biográfica pessoal). Para quem possa estar interessado, as respostas podem ser encontradas no livro:

 “ANGOLA COLONIZAÇÃO DESCOLONIZAÇÃO” 
à venda pela internet em (www.angolacd.com), nas livrarias da FNAC, na Liga dos Combatentes e na Associação dos Amigos do Uíge.
Também os cidadãos que em Angola, ao longo de 13 anos de guerra, prestaram serviço militar em defesa da Nação não deixarão de gostar de ler este livro e de recordar Angola e essa experiência que marcou as suas vidas.
Para saber mais sobre o autor abra este link : Fernando Paula Vicente

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s