Memórias do tempo da guerra

3 comentários

O nosso companheiro Ramiro Carreiro, radicado no Canadá, enviou-me estas fotos que nos fazem “desenterrar” algum tempo do nosso passado da juventude vivido em terras angolanas em clima de guerra.

Lá vem ele com mais memórias que nos atormentam, dirão alguns, que não querem mais recordar esse passado, mas como a vida é uma “timeline” não podemos apagar esse trecho, temos que conviver com ele.

Agradeço portanto ao Carreiro este pequeno “filme” que ilustra bem as dificuldades e privações por que passamos. Que este exemplo seja seguido por outros companheiros que também têm registos fotográficos fechados a sete chaves e que se não virem a luz do dia podem deteriorar-se para sempre. Vamos lá amigos, não se fechem em copas.

Em variadas operações no mato que incluísse pernoita, a tropa transportava além do seu equipamento individual militar um bornal de lona onde se acomodavam um colchão de ar, uma manta e os respectivos mantimentos, vulgo “ração de combate”, um peso enorme que transformava qualquer militar firme e hirto, mesmo os que já denunciavam alguma “marreca”.

Em operações de mais de dois dias de duração, a carga seria incomportável e nessas ocasiões era accionada a logística de abastecimento por terra ou ar conforme os casos. É um abastecimento aéreo (avião Dornier, DO-27) que aqui se documenta.

papa 009

papa 010

papa 011

papa 013

É claro que o impacto deixou “mossas” nos alimentos, mas o que se pode aproveitar foi divinal porque não é todos os dias que o alimento cai do céu.

Segue a identificação a contar da esquerda que o Carreiro transmite e que de acordo com o meu “arquivo” parece bater certo: Coroa, alferes Pinto, Moreira, Carreiro, Pavão, Quadros e furriel Maia.

Mário Mendes

3 thoughts on “Memórias do tempo da guerra

  1. Avião Dornier DO 27.

  2. Nunca tive abastecimento aéreo, nas inúmeras operações que efetuei.

  3. Algumas poucas vezes isso aconteceu, devido ao facto de a operação ser alargada por mais uns dias, e lá vinha o reforço alimentar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s