Pescaria no rio Luvo

1 Comentário

Do nosso companheiro Ramiro Carreiro, açoreano de São Miguel, que vive em Toronto, no Canadá, recebi estas duas fotos que ilustram uma pescaria levada a cabo no rio Luvo.
Alguns entusiastas da pesca entretinham-se com canas, umas artesanais outras mais sofisticadas, mas havia ainda outros que não tinham a paciência suficiente que a arte de pescar requer e utilizavam outras artimanhas e apetrechos com que conseguiam belas pescarias.
Aqui o “aparelho” utilizado foi uma granada ofensiva. Uns miolos de pão a servir de engodo e quando o cardume já fosse coisa que se visse, aí vai disto.
A primeira foto documenta o rebentamento e na segunda vemos o resultado do acto e a panela que serviria para confeccionar o manjar.

20130306-151020.jpg

20130306-151032.jpg

NR: Em relação ao último artigo no nosso companheiro Joaquim Alves em que se refere um acidente com arma de fogo (tiro no ombro), diz o Ramiro que o protagonista não foi o Geraldo, mas sim o Augusto Coroa. O Geraldo, teve algum tempo depois um grave acidente, em que bebeu formol e ficou com o cognome de “embalsamado”. Era demais, digo eu, atribuir-lhe outra “avaria”, melhor é dividir o mal pelas aldeias. Ainda bem que existe contraditório, já passaram uns “anitos”, a memória vai ficando gasta.
Diz o Ramiro Carreiro que o Coroa era seu vizinho nos Açores e actualmente vive também no Canadá e que o José Pavão do quarto grupo de combate é seu vizinho em Toronto. No último verão em que se deslocou aos Açores, esteve com o Pimentel, outro elemento do quarto GC.

Mário Mendes

One thought on “Pescaria no rio Luvo

  1. Amigos e camaradas de armas fiz parte da companhia de caç.1783 na especialidade sold.cond. Américo Reis tenho muitas recordações da Magina onde estive oito meses ,passando depois para Luvo aqui estive16 meses .Foram dois anos de muita solidão e perigos,mas felizmente que tudo terminou bem restam as lembranças que perduram para o resto das nossas vidas.
    Tenho um seit na internet do batalhão 1930 onde vou editando no meu dia a dia as minhas me mórias com muitas fotos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s