Toto (1966/68)

2 comentários

Em Janeiro de 1972, já com 5 meses de comissão, tínhamos alguma experiência das lides da guerra que travávamos no norte de Angola, a base táctica de Cleópatra, onde verdadeiramente nos estreamos já tinha ficado para trás, a base táctica da Cecília já era um pouco melhor, mas as condições em ambas eram tão deprimentes que a nossa próxima etapa só poderia ser melhor que estas e a aproximação dos 6 meses inicialmente programados para esta estadia deixava-nos um pouco mais animados. 

O lugar mais próximo com população civil era o Toto e era aí que de vez em quando nos deslocávamos em busca de aprovisionamentos e outros bens e serviços que faziam daqueles dias um “oásis” no meio do deserto em que estávamos metidos. O pó que na época do cacimbo tínhamos que suportar (o lenço verde a tapar a boca e as narinas que era a nossa imagem de marca, minorava o sufoco), ainda assim valia bem a pena. Pois bem, há dias um nosso leitor, Vítor Saraiva, indicou-nos o link de um blog que contém diversas fotos do Toto, dos anos de 1966 a 1968 e como aquele lugar fez também parte do nosso “curriculum” da guerra, achei por bem divulgá-lo para reavivar a nossa memória.

Clique AQUI.

Mário Mendes

2 thoughts on “Toto (1966/68)

  1. Mário Mendes,isto é de uma riqueza e significado extraordinàrios.
    Quem analise a ida dos primeiros soldados para Angola 1961,passando agora por 1966/7 e para a altura em que pessoalmente estive no Toto,71/73,conhecendo bem toda a zona,vem à imagem os sacrifícios pelo que todos passaram,mas é bem vincada a vida dificil de todos os nossos antecessores.
    A maioria das imagens apresentadas,fazem parte do meu passado,em Angola,que agora revivo,bem como a viagem que,ou no Imperio,Infante D. Henrique,Santa Maria,ou qualquer dos outros,foi a mesma de todos que partiram da Rocha do Conde de òbidos,com destino ao Ultramar Portugês.

  2. caro camarada e amigo mario mendes agradeço desde jà as fotos de TOTO Angola. Eu cumpri o meu serviço militar no Toto de 1967 a 1970 e fazia parte do P A D 1248 cujo comandante se chamava Machita eu éra conhecido por Grenho. Se por acaso queira por fabor contatar-me por email. Obrigado um abraço Grenho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s