22/12/1971 – A primeira baixa

14 comentários

Neste dia, quando nos preparávamos para o 1º Natal passado em clima de guerra na base táctica de Cecília, província do Uíge, norte de Angola, sofremos a primeira baixa, o soldado Emanuel Firmino Nunes Aguiar, um madeirense residente em Angola que fazia parte do contingente africano da nossa companhia, incorporado pelo RI 22 de Sá da Bandeira e que foi vítima de acidente com arma.

Durante muito tempo, aquele cenário em que tantas vezes participámos e que era rotina diária de recolher a água necessária para os diversos fins da base, num ribeiro ali próximo, ficou bem presente na minha memória.

Enquanto os operacionais procediam à recolha da água através de motobomba para os depósitos, a guarnição de segurança tomava as posições mais adequadas para proteger a operação e eis que a certa altura se ouve um tiro que ecoa forte na densa mata. Arma em riste, olhar atento e o que vejo é um dos nossos tombar. Um único tiro, inimigo nem vê-lo, que raio de guerra é esta que faz vítimas sem confronto, foi esta a sensação do momento.

Infelizmente, foram muitos os que tombaram na guerra em África, certamente a maioria, vítimas das armas inimigas, mas houve também muitos mortos e acidentados por acidentes vários, em que nos é difícil perceber as ocorrências.

Neste caso, 41 anos passados, e porque fui relator do processo, a minha mente ainda guarda aquele instante, o Natal de 1971 ficou manchado com aquele episódio. Fiquei com a sensação que o disparo da arma do companheiro Abílio foi puramente acidental e como já não era possível devolver a vida ao malogrado Emanuel, o autor material do disparo depois de cumprir algum tempo em prisão no Toto, enquanto decorreu o processo foi integrado no seio da companhia mas as sequelas deste facto ficaram-lhe marcadas para o resto da comissão, porque afinal os dois eram amigos. O nosso companheiro foi sepultado em Folgares, uma vila da província da Huíla em Angola, que aqui se mostra.

Nesta quadra natalícia recordo também a outra vítima mortal da nossa companhia, o soldado condutor António de Amaral Machado, que está sepultado na sua terra natal, a freguesia de Santo António, Ponta Delgada, Açores.

Dos companheiros que já nos deixaram de que tenha conhecimento, o sargento Ramalho e os açorianos Valadão, Joel Carreiro e Dinis. Há um tempo atrás, “apareceu” neste blog o Ramiro Carreiro, dos Açores que reside no Canadá em Toronto e deu também conhecimento da morte do Silvino Resende há cerca de meia dúzia de anos.

Se alguém tiver alguma foto do companheiro Emanuel Aguiar, falecido no dia 22-12-1971, com 21 anos e a quiser partilhar connosco, agradecemos.

Aos familiares dos companheiros que neste Natal só estarão presentes na nossa memória, desejamos BOAS FESTAS.

Mário Mendes

14 thoughts on “22/12/1971 – A primeira baixa

  1. Natal de 1971,foi exactamente o primeiro Natal da minha vida,que passei fora do seio familiar,e que foi passado no Toto,com todas as envolventes que na altura aconteceram,tambem de todas as unidades que aí prestavam serviços.A minha solidariedade para com todos e seus familiares.artur rodrigues.

  2. Foi um dia muito triste. Lembro-me perfeitamente do lamentável acidente e presto a minha homenagem a todos os seus familiares.

  3. É sempre com muita tristeza que recordamos estes acontecimentos.
    Confesso que não gosto, mas como recordar também por vezes ajuda a libertar alguns fantasmas, lembro aquele momento fatídico que vitimou o condutor Machado, que foi a segunda vítima da nossa Companhia; faleceu nos meus braços. O Machado raramente saía do aquartelamento por ser bastante doente e nesse dia foi em substituição de um outro condutor que se sentiu mal disposto. A caminho do Toto sofremos uma emboscada e a viatura que conduzia accionou uma mina que rebentou sob o rodado do lado dele. Eu e o enfermeiro Toni tudo fizemos para o salvar, mas em vão pois a extensão dos ferimentos era muito grande.
    Essa imagem foi um pesadelo que me atormentou durante muitos anos.
    Curvo-me perante a sua memória e também a do soldado Emanuel Aguiar.

  4. Caro Albino Igreja, já passaram muitos anos, mas as sequelas ficaram. Quanto ao Machado, que faleceu em 5 de Fevereiro de 1973, já estávamos na Mamarrosa e a tua referencia á picada do Toto deve ser engano. Lembro-me de uma mina nessa picada que deflagrou uma Berliet carregada de cerveja, que causou feridos ligeiros. Puxa lá pela memória para acarearmos o episódio.
    Um abraço. Mário Mendes.

  5. Tens razão Mário Mendes. O itinerário era de Mamarrosa para S.Salvador.
    Obrigado pelo alerta e aqui fica a rectificação.
    Um abraço /Albino Igreja/

  6. Associo-me emocionado a esta “Lembrança -Homenagem” a todos estes valorosos camaradas de armas que tive a honra de comandar e que comigo cumpriram sacrificada missão patriótica em Angola.

  7. Desejo a todos os camaradas da CCAÇ3413 FELIZ NATAL e um ANO NOVO o melhor possível, dadas as tristes circunstâncias em que infelizmente nos têm estado a colocar.
    Agradeço BF desejadas.
    Agradecimento especial ao Mário Mendes pela iniciativa deste blog.

  8. Aproveito para desejar a todos,quantos lutaram por uma causa,que era aos olhos de todos os que estiveram no Ultramar,justa,bem como os seus familiares,um Santo e Feliz Natal.Uma boa consoada.Artur Rodrigues.

  9. Fiz parte da C. Cav. 8453 que rendeu a C. Caç. 3413 na Mamarrosa. Curvo-me perante a memória dos camaradas falecidos.
    Aproveito a opurtunidade para desejar um Feliz Natal a todos os leitores deste blog, e os meus parabens ao administrador deste formidavel blog Mario Mendes.
    Manuel Aldeias

  10. Em face das inumeras achegas que começam a vir de varios lados e diversos quadrantes,mas que são de resto parte de um todo,quiçá nostalgia de um certo passado,que sendo doloroso para muitos,é tambem a realidade nua e crua de todos quantos há 40 anos,foram ao encontro de uma realidade que a todos enriqueceu, pela positiva e também pela negativa,mas que a todos nos fez crescer,numa análise mais ampla,mais objectiva,mais universal e mais isenta,que ainda hoje nos faz reflectir,mas que é importante aprofundar,até para esclarecimento dos vindouros,sugiro que se tome a iniciativa de dando continuidade ao que até aqui foi feito,e os meus parabens, o meu agradecimento e a minha admiração,ao Mário Mendes,de dar um amplo conhecimento a todos quantos passaram por esses locais, Toto,Quimaria,Cecília,Cleopatra,Bembe,Zala,Loge,etc,no sentido de uma maior amplitude,do que foi a nossa presença e o nosso contributo,com todas as peripécias e todos os intervenientes.
    Artur Rodrigues.

  11. Ola amigo Mario Mendes daqui e o Ramiro Carreiro espero que tenhas passado um bom Natal junto da tua familia agora desejo-te um feliz ano novo , quanto a mim e a minha familia nao podia ser melhor gracas a Deus Mario a razao que eu estou te escrevendo foi porque eu encontrei uma foto do nosso camarada Emanuel Aguiar que morreu e outra foto do Antonio Machado foi as duas baixas que a nossa companhia sofreu por agora e tudo um abraco e ate a proxima se Deus quizer. Date: Sun, 23 Dec 2012 14:58:27 +0000 To: zinharamiro@hotmail.com

    • Caro amigo Ramiro Carreiro, se fizeres favor manda-me a foto do Aguiar em formato digital. Temos uma do Machado, mas podes mandar também e outras que achares conveniente.
      Um abraço e Bom Ano de 2013, para ti e toda a tua família.
      Mário Mendes
      mmendes49@gmail.com

  12. From: zinharamiro@hotmail.com To: comment+26wrh252jv08tqbesge676@comment.wordpress.com Subject: RE: [Novo artigo] 22/11/1971 A primeira baixa Date: Wed, 2 Jan 2013 22:41:41 -0400

    Ola amigo Mario Mendes daqui e o Ramiro Carreiro espero que tenhas passado um bom Natal junto da tua familia agora desejo-te um feliz ano novo , quanto a mim e a minha familia nao podia ser melhor gracas a Deus Mario a razao que eu estou te escrevendo foi porque eu encontrei uma foto do nosso camarada Emanuel Aguiar que morreu e outra foto do Antonio Machado foi as duas baixas que a nossa companhia sofreu por agora e tudo um abraco e ate a proxima se Deus quizer. Date: Sun, 23 Dec 2012 14:58:27 +0000 To: zinharamiro@hotmail.com

Deixe uma Resposta

