Aqui já foi Portugal

2 comentários

Neste lugar longínquo do solo pátrio batizado de Luvo, derivado do rio com o mesmo nome que nascendo em território angolano, ali passa, fazendo fronteira no norte da província do Zaire com a RDCongo, ex-Congo Belga, afluente do grande rio zaire foi muitas vezes hasteada a bandeira nacional, sempre na posição correcta, ao contrário do que aconteceu em Lisboa no passado dia 5 de Outubro, dia da comemoração da república.

Os militares que prestaram serviço em África, mesmo em condições difíceis e discordando das políticas que os governos de então seguiam sempre souberam respeitar os símbolos nacionais como o hino e a bandeira.

Esta foto de 1972 ilustra o arrear da bandeira que ao romper da aurora do dia seguinte subiria de novo ao mastro significando que ali era PORTUGAL. Durante os anos que durou a guerra, de 1961 a 1974, muitos militares cumpriram este ritual e algumas unidades que ali prestaram serviço deixaram memoriais da peugada da sua presença. Neste caso, os monumentos junto do mastro da bandeira foram construídos pela C.Caç. 1636 do B.Caç. 1900, pela C.Cav. 630 e pela C.Art. 1406. Também a C.Caç. 1783 construiu um enorme obelisco a referenciar a sua presença no Luvo.

Faz hoje precisamente 40 anos que este aquartelamento foi fortemente atacado pela FNLA com o intuito de conquistar o local e ali hastear a sua bandeira, mas a bandeira portuguesa continuou a esvoaçar nos céus do Luvo hasteada pela C.Caç. 3413 e posteriormente pela C.Cav.8453. O 25 de Abril em Portugal abriu a porta à independência de Angola e definitivamente a nossa bandeira deixou aquelas paragens.

 Para nos reportar ao dia 22 de Outubro de 1972, clique AQUI.

Mário Mendes

2 thoughts on “Aqui já foi Portugal

  1. O Simas arreia a bandeira, o Mendes faz continência, ao som do clarinete tocado pelo Martins (Cartaxo)

  2. Vivi em S.Salvador e todas as vossas publicações são lidas com ,muita ansiedade .Cinderela d S~Salvador……

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s