Abrir picadas em África

1 Comentário

Em finais de Setembro de 1971, já lá vão 41 anos, a C.Caç. 3413 permanecia no planalto do Luaia, província do Uíge, norte de Angola, acampada numa base tática designada por Cleópatra. O panorama é o que se pode nesta foto em que homens e máquinas vão desbravando montes e vales, savana e floresta, em nome do desenvolvimento de um território que os nossos governantes da altura teimavam em considerar solo pátrio, quando já pairava no ar a inevitabilidade das independências africanas.

Foram investimentos de grande monta que por lá ficaram ao abandono, sem qualquer rentabilidade e que bem podiam ser aplicados em Portugal continental que naquela época estava bastante necessitado de infraestruturas rodoviárias. Mas como não há fome que não dê em fartura, hoje temos autoestradas em tudo o que é sítio, não temos dinheiro para as pagar e são pouco utilizadas porque a grande maioria do povo não tem dinheiro para pagar portagens e por isso está a voltar às velhas estradas nacionais e municipais, esburacadas e cheias de perigos vários.

Mário Mendes

One thought on “Abrir picadas em África

  1. Olá Camarada Mário Mendes. Parabéns pelo seu trabalho. Eu era da C.Caç. 2695. Estava em Quimaria e fui rendido pela 3413. Da 3413 fazia parte um soldado já mais velho que os restantes, por ter adiado a incorporação pelo facto de, na vida civil, ser Tripulante do paquete Angola, e que era um grande amigo e meu conterrâneo. Chamava-se José Albino Simões, e, segundo penso, ficou a trabalhar na Messe de Oficiais. Claro que ainda a companhia estava em cima das viaturas já o amigo Simões estava a tomar um banho reconfortante. Guardo ainda duas fotos que tirei com ele. E guardo também muita saudade porque já faleceu talvez há uns anos .Foi daquelas situações fulminantes, um abraço camarada e continue esta sua missão aqui no blog.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s