Ye Whisky of Ye Monks

20 comentários

Este é o wkisky dos monges, ou melhor era, porque o conteúdo desta já foi, não para monges mas para simples leigos.

Afinal esta gente que se devota à vida monástica e clausular, seguindo uma regra de desapego aos bens materiais e de contemplação e serviço a Deus têm também alguns “mimos” e prazeres. É o caso deste whisky, das célebres cervejas Franziskaner e dos doces conventuais, tudo produtos de comer, beber e chorar por mais.

Desta marca, esta foi a única garrafa de whisky que trouxe de Angola em 1973 e tinha estado guardada a sete chaves, mas a vontade de a abrir que já era muita associada a ocasião merecedora de festejo, fez chegar a hora de cumprir a sua missão.

Acompanhou-me desde 1972 e sendo um whisky com pelo menos 15 anos de estágio, tinha portanto a provecta idade de cerca de 60 anos.

Abri-la não foi fácil, a rolha de cortiça que a vedava estava literalmente colada ao gargalo, mas o conteúdo, mesmo com pequenos grãos de cortiça à mistura era “divinal”. Alguns diziam que o material da garrafa (grés) beberia parte da mesma, mas na realidade o conteúdo estava lá todo.

Há muitos anos que este rótulo não se fabrica e portanto esta garrafa tem um preço muito elevado. Já vi leilões na net onde esta raridade atinge os 300 euros. Julgo que o seu preço original foi de 120 escudos. Assim sendo, quem possuir estes exemplares, sabe que tem em mãos um “activo” valioso e quem como eu não resistir mais tempo a olhar para ela, fica a saber que também não perde o ensejo de beber um whisky excepcional.

A garrafa é também uma “relíquia” que merece ser guardada, a minha vai ser cheia com uma boa aguardente vínica e depois ou com um pedaço de pau de carvalho ou umas bagas de zimbro tentarei imitar a cor. Quanto ao sabor, é impossível porque é único.

Mário Mendes

20 thoughts on “Ye Whisky of Ye Monks

  1. Eu tenho uma garrafa deste whisky que alguém ofereceu ao meu pai. Andava a pesquisar na net para saber se seria de boa qualidade. Assim sendo, penso que a vou guardar para uma ocasião muito especial. Obrigada pela dica.

  2. Eu tenho uma dessa tb sem abrir, depois de ler estou com muita vontade de abrir.

  3. O meu irmão trouxe varias da Guiné e nunca bebi um whisky tão suave só tenho
    uma botija vazia ! mas tive o previlégio de o degostar

    • Eu tenho uma igual ainda cheia, comprada em Angola em 1974, Claro que com o rotulo das Forças Armadas. Ainda este ano vou abri-la e beber com alguns companheiros de armas. Preço de 1974, no exercito, era realmente os 120 escudos.

  4. estou com uma duvida a respeito do rotolo de um whiski que tenho.
    é o whisky oj ye monks – garrafa de porcelana. só que o meu o rotolo esta escrito Whisky Ye Monks
    Scotch whisky@Union Distillery
    obs:. a onde esta a @ é desenho de um monje.
    gostaria de saber se esta garrafa é falsificada. aguardo resposta.
    obs.; posso mandar foto por e-mail.

  5. Ola pessoal, possuo uma garrafa dessas, lacrada e em perfeito estado, penso em por a venda…quanto consigo por ela?

  6. Olá Jarbas, tenho interresse em comprar a sua garrafa. Por favor entre em contato: namorado_sp@hotmail.com

  7. Bom, também eu tenho uma que me ofereceram em 1984, entrou na alfandega de Lisboa em 1960, ainda tem o carimbo da dita, ando tentado a bebe-la. 😉

  8. Tenho uma há mais de 30 anos. Resolvi abri-la há 1 mês e estou tomando lennntammmennnte! Vale cada gole. Maravilhosa!!

  9. Boa tarde. Tenho uma dessa em casa e gostaria de saber o valor justo para venda. Obrigada.

  10. Tenho duas destas garrafas em casa, trazidas pelo meu pai antes de 1974. Sempre estive tentado a abrir uma delas, no entanto ainda não o fiz. Pondero vender uma delas e guardar outra para uma ocasião digna de tal.Se alguém tiver interesse, que deixe comentário!

  11. Pois eu tenho uma garrafa dessas em perfeito estado de conservação que al´´as está na caixa de cartão que lhe pertence, tem 43% de 75 ctls e na p´ropria garrafa tem um papel onde diz ser”Para consumo exclusivo das Forças Armadas”.Está impecavel e eu estou na disposição de a vender a quem seja um apreciador e colecionador.

  12. Fui o ultimo a deixar uma nota e agora vou ser primeiro ; Pelos vistos tem valor mas ninguem interessado, assim vou levá-la para as origens onde seguramente será mais apreciada e com justo valor.

  13. Faça bom proveito. Espero fazer o mesmo um dia, seja na origem ou numa outra parte qualquer.

  14. Tenho uma, em vidro, de 1,75 litros. Fechada e selada.
    Ver imagem: http://benjamimcardoso.com/ye_wisky_of_ye_monks.jpg.
    Tenho desde 1986, mas já tinha uns anitos. Não sei o valor, mas estou interessado em vender.
    Algum interessado, ou que possa ajudar na avaliação?
    Thanks

  15. Tenho uma igual à da imagem “de luxe” para venda. Aceito ofertas. E-mail: vanessaodyer@hotmail.com

  16. Eu tenho uma garrafa deste whisky que está na família ainda fechada por mais de 40 anos! Alguém sabe me responder se tem mais valor por estar mais velho?

Deixe uma Resposta

