Norte de Angola, Março de 1961

Deixe um comentário

15 de março de 1961 – Faz hoje 51 anos que grande parte do norte de Angola foi varrido por uma onda de barbárie levada a cabo por guerrilheiros da UPA (União dos Povos de Angola) que não poupou nem mulheres nem crianças. A avalanche assassina em que a principal arma foram as catanas foi de tal ordem violenta que as imagens que se podem ver no vídeo podem causar perturbações a pessoas mais sensíveis.

Foi o começo da guerra em Angola e aqui fica o registo para que cenas como esta nunca mais se repitam. O vídeo pode ser visto clicando AQUI.

Um outro post sobre este assunto pode ser lido clicando AQUI.

NR: Atenção que os crimes contra a humanidade nunca prescrevem. Se em Portugal e Angola a justiça não fosse uma “treta” certamente já teria acontecido alguma coisa. O mentor destes acontecimentos (Holden Roberto) já morreu, mas ainda há muitos executantes que estão vivos e ainda se gabam do que fizeram. Basta ver os episódios do filme “a guerra” da autoria de Joaquim Furtado que passou o ano passado na RTP. Angola, esta data não é para comemorar, mas sim relembrar para que actos semelhantes nunca mais se repitam.

Mário Mendes

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s