Luanda, há 40 anos.

Deixe um comentário

Por esta altura, há 40 anos atrás, estávamos de novo em Luanda, com mesa e cama postas no Grafanil. A estadia de 6 meses que terminou em 28 de Fevereiro de 1972 nas chamadas bases tácticas, que mais não eram que acampamentos de barracas de lona com condições de habitabilidade muito precárias exigiu-nos muitos sacrifícios e por isso o regresso à “civilização” foi uma enorme alegria para todos.

O Grafanil não era um aquartelamento onde as condições fossem sequer razoáveis, mas em todo o caso nada que se comparasse aqueles “SPA´S” da Cleópatra e Cecília lá no Uíge.

A vontade de me esquecer que estava na guerra era tanta que logo que pude me instalei uns dias numa residencial ali para os lados da Mutamba para desfrutar do descanso que compensasse tantos dias mal dormidos e mal comidos. O pó das picadas tinha ficado para trás, a bela cidade de Luanda chamava por nós, toca a aproveitar.

Na mesinha de cabeceira, o rádio e uma imagem de Nossa Senhora de Fátima que me acompanharam durante toda a comissão. Quando do término da mesma, a última noite dormi numa residencial na baixa de Luanda em 1 de Outubro de 1973 e só quando cheguei a casa, ao continente, dei pela falta da imagem, o que me provocou uma enorme angústia e desilusão. Resolvi escrever ao dono da residencial, pedindo-lhe o favor de me devolver a imagem, porque era muito importante para mim e felizmente o homem acedeu ao meu pedido e sendo assim a imagem tornou à minha posse e continua a acompanhar-me.

Eis alguma fotos da Luanda que conhecemos nos anos 70.

Os dois edifícios mais altos, o BCA (Banco Comercial de Angola) e a CUCA; a praça da Mutamba; a marginal; a Avenida dos Combatentes; o estádio dos Coqueiros.

Fotos de Luanda colhidas do site: http://www.sanzalangola.com

Mário Mendes

Deixe uma Resposta

