M´Banza Congo, a património mundial

Deixe um comentário

O projecto de inscrição da cidade de Mbanza Congo, Zaire, para património mundial da humanidade prevê, na sua segunda fase, estudos sobre a arquitectura antiga desta localidade a serem efectuados por especialistas, nacionais e internacionais, na matéria, a partir do primeiro trimestre deste ano.
De acordo com a coordenadora do projecto – denominado “Mbanza Congo, cidade a desenterrar para preservar”, Sónia da Silva Domingos, garantiu que os estudos vão consistir na elaboração de plantas dos diferentes estilos arquitectónicos dos séculos XVI, XIX e XX existentes na cidade.
A responsável disse que vai ser contratar uma empresa especializada em arquitectura, que vai ocupar-se do estudo deste tipo de arte predominante na maioria das infra-estruturas existentes na cidade de Mbanza Congo.
Os estudos sobre a arquitectura medieval, explicou, são antecedidos por uma outra missão que consiste na recolha da documentação do antigo Reino do Congo, em vários países europeus.
Durante esta missão, a equipa de trabalho também vai manter contactos com várias personalidades que viveram em épocas passadas em Mbanza Congo.
Contactos com algumas bibliotecas que ainda detêm acervo e documentos originais pertencentes ao antigo Reino do Congo, com vista à sua recolha, em países como a Bélgica, Holanda, Vaticano e Portugal, constituem outros objectivos da deslocação à Europa de uma equipa de especialistas. Estes acervos e documentos originais, a serem catalogados e recolhidos, vão fazer parte do dossier da candidatura de Mbanza Congo a património mundial, a ser enviado até Julho deste ano ao Comité do Património Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
O projecto “Mbanza Congo, cidade a desenterrar para preservar” é uma iniciativa do falecido professor universitário Emanuel Esteves e foi lançado pelo Ministério da Cultura em 2007, com a realização de uma mesa redonda sobre esta temática, que teve lugar na capital da província do Zaire.

Jornal de Angola, 31/01/2012 – Fotografia: Adolfo Dumbo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s