2 de Fevereiro de 1973

Deixe um comentário

Faz hoje 39 anos, que um camião Berliet que encabeçava uma coluna militar da nossa Companhia de Caçadores 3413 que regressava de S. Salvador do Congo ao aquartelamento da Mamarrosa rebentou uma potente mina anti-carro.

Ao chegar ao entroncamento denominado Lucossa, nome do rio ali existente, a picada apresentava um ramal que seguia para Mamarrosa e Luvo, seguindo o outro para Canga, M’Pozo, M’Pala e Nóqui e ali deparamos com a placa de madeira indicadora destes locais e respectivas distâncias já em cinzas ainda a fumegar.

Depois de averiguações no local foi decidido retomar a viagem com alguns militares de cada lado da picada encabeçando em marcha lenta a pé a coluna procurando outros vestígios da presença do inimigo. Não se tendo encontrado mais nada fora do normal, foi decidido passado algum tempo que todos retomassem os lugares nas viaturas e de armas em riste foi-se avançando lentamente, até que um grande estrondo e uma nuvem de pó nos impele como que uma mola a saltar das viaturas. A Berliet, com alguns sacos de areia colocados estrategicamente para precaver ferimentos graves nos seus ocupantes, muito danificada, cumpriu a sua missão, deixando 4 feridos com alguma gravidade mas que depois de baixa hospitalar foram todos reintegrados sem outras sequelas.

No dia seguinte um grupo com alguns especialistas em minas e armadilhas voltou ao local, pois era costume colocar também minas anti-pessoal para provocar mais danos pessoais e na realidade elas lá estavam, 4 no total, que felizmente não foram accionadas, sendo levantadas e desmontadas em segurança.

Mário Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s