Passagem do equador

1 Comentário

Neste dia, há 40 anos, a bordo do navio Vera Cruz, os militares da C.Caç. 3413 e muitos outros integrantes de outras companhias/batalhões, companheiros de viagem e de destino, cruzaram pela primeira vez a linha do equador.

Sempre foi motivo de orgulho entre os marinheiros esta “façanha” e nessa viagem o facto foi também assinalado com muita alegria e brindes de saúde e sorte para que dois anos depois, finda a comissão a linha fosse novamente cruzada.

Lembro-me até de alguns que nessa altura foram verificar se conseguiam vislumbrar a dita linha observando atentamente o navio a sulcar as águas, esquecendo-se que a linha é mesmo imaginária e que divide a terra em dois hemisférios. Não viram a linha mas sim muitos peixes voadores a saudarem-nos com as suas acrobacias.

Já estávamos no hemisfério Sul a caminho de Luanda e em 2 de Outubro de 1973 voltamos a passar para o lado norte da linha regressando a casa mas desta vez pelo ar.

Não posso deixar de evocar aqueles milhares que voltaram a cruzar o equador sem poderem contar aos seus familiares e amigos essa epopeia, porque a guerra lhes roubou a vida.

O nosso companheiro açoreano António Machado foi um deles, está sepultado na sua terra natal, o angolano Emanuel Aguiar, de origem madeirense também não voltou a cruzar a “linha” e lá ficou no hemisfério Sul.


Mário Mendes

One thought on “Passagem do equador

  1. Só tenho que agradecer ao nosso amigo Mário Mendes! Só pessoa como você, pude dar a conhecer a tal epopeia aquelas que não tiveram oportunidades de se expressarem aos seus familiares ou amigos, porque perderam as suas vidas antes do tempo! A vida é mesmo assim! Basta estar vivo para estar perto da morte, mas basta haver pessoas como você para não deixar morrer a imagem daqueles que morreram antes de se poderam expressar as suas epopeias! Cumprimentos José M Oliveira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s