Agro-Pecuária no Zaire

Deixe um comentário

Governador Pedro Sebastião

Fotografia: Adolfo Dombo|Mbanza Congo

Dois projectos agro-pecuários, orçados em 65 milhões de dólares, são executados, a partir deste ano económico, nos municípios do Kuimba e do Nzeto.
O primeiro, a fazenda Kuimba, orçado em 33 milhões de dólares, no município do Kuimba, que se destina produzir milho e soja, vai ocupar uma área de 2.960 hectares e o do Nzeto, 2.900.
As fazendas vão dispor de aviários para a criação de galinhas poedeiras, com as quais, se prevê uma produção anual de 2,5 milhões de ovos.
O projecto do Nzeto, orçado em 32 milhões de dólares, vai dedicar-se à cultura de diversos produtos agrícolas, entre os quais, mandioca, hortaliças e milho.
Os dois foram apresentados, na quarta-feira, em Mbanza Congo, às autoridades locais, na presença do governador provincial, Pedro Sebastião, e de entidades do Ministério da Agricultura.
Os projectos, cujas obras, devem estar concluídas entre 60 e 30 meses, vão dispor de centros logístico, de ração e de armazenamento e de moinho e criar, cada um deles, 300 postos de trabalho.
Ambos foram concebidos pelo Executivo, no âmbito da estratégia de combate à fome e à pobreza.
O governador provincial salientou a importância dos dois, mas preveniu as populações que não devem alimentar falsas expectativas, pois para a criação dos projectos há ainda um conjunto de tarefas a realizar, como é o caso da desminagem.
Pedro Sebastião pediu aos responsáveis das administrações do Kuimba e do Nzeto que promovam acções de sensibilização nas comunidades, sobretudo onde vão ser instalados os projectos, para se evitarem resistências se for necessário proceder a desalojamentos.
O governador salientou a importância da inclusão de laboratórios nos projectos para a certificação da qualidade dos produtos.

Jornal de Angola – Víctor Mayala|Mbanza Congo


NR: Aquelas terras do fim do mundo, onde só havia capim, vão agora tornar-se produtivas. Mas como diz o artigo, é necessário ter cuidado com as minas que ainda por lá proliferam. Quem as colocou que as levante agora …

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s