Revolução dos Cravos

Deixe um comentário

Este ano comemoramos o 37º aniversário do 25 de abril de 1974. Dia histórico para o povo português que nesse dia saiu à rua para comemorar o fim da ditadura.

A esperança de um futuro melhor para todos não era uma palavra vã, mas hoje, 37 anos depois temos cá dentro o FMI e outros afins para fazerem o trabalho que não fomos capazes de fazer.

Apesar de nem tudo ter corrido como previsto, valeu a pena principalmente pela liberdade e pelo fim da guerra colonial. Esta data é também muito importante para os  países africanos de língua portuguesa porque foi o começo do processo das independências.

Em Angola, onde combatemos entre 1971 e 1973, só se dá valor ao 4 de fevereiro de 1961, começo da insurreição em Luanda, mas efectivamente a independência do país não teria sido possível em 11 de novembro de 1975, sem o 25 de abril de 1974.

Não havia através da via militar uma solução à vista para pôr fim ao conflito e por isso o 25 de abril foi a chave mestra que abriu essa possibilidade.

Assim, até faria sentido que este dia fosse também comemorado nesses países africanos, mas julgo que em nenhum deles existe sequer uma rua com esse nome. Entendo que queiram valorizar o que é seu, mas do que não tenho dúvidas é que a curto ou médio prazo não teriam acedido à independência sem a “revolução dos cravos” que aconteceu a milhares de km de distância …

Para saber o que foi esta revolução clique AQUI.

Mário Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s