8 de Abril de 1972

Deixe um comentário

Faz hoje 39 anos que a C.Caç. 3413 deixou para trás o estatuto de companhia de intervenção que teve desde o início da comissão em 9 de Agosto de 1971, realizando diversas operações, em diferentes locais, com os grupos de combate desagregados, cada um para seu lado.

Finalmente, deixaríamos de ser nómadas, iríamos ter uma casa (de pedra e cal) para o resto da comissão e assim rumámos de Luanda para a ZIN (Zona de Intervenção Norte).

A primeira etapa foi até Ambrizete, à beira-mar, sempre em estrada de alcatrão onde pernoitamos e no dia seguinte uma picada poeirenta havia de levar-nos ao destino, a fazenda de café Mamarrosa, 58 km a norte de S.Salvador do Congo, a capital da província do Zaire.

O mapa da província da época era como se segue:


Como se pode verificar a densidade populacional era muita baixa, com a população civil concentrada nos maiores lugares. Devido à guerra iniciada em 1961, muitas aldeias desapareceram com os habitantes a fugir para o ex-Congo Belga (República do Zaire). Há alguns relatos que dizem que a força aérea portuguesa também se encarregou de fazer a limpeza da zona utilizando para o efeito bombas de napalm.

Em baixo, o mapa do terreno na actualidade, onde se constata que o principal itinerário que liga a capital M´Banza Congo à fronteira do Luvo está agora bem povoado.

Mário Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s