A Igreja e os Movimentos de Libertação

Deixe um comentário

Dados históricos revelam que Holden Roberto foi o primeiro nacionalista da política contemporânea a ser recebido por um Papa. Na década de 60, o fundador da FNLA manteve um encontro não divulgado  com o Papa VI que enfureceu o então ditador Português Oliveira Salazar.

Esta  informação apenas conheceu a luz do dia em Outubro de 2008, através de revelações do Padre português Luciano Guerra que contou  que “Holden Roberto chegou a ser recebido pelo Papa” mas que “Salazar não pôde com este acontecimento.”.

Há registos de  outros políticos angolanos que no passado foram recebidos pelos antecessores de Bento XVI.  António Agostinho Neto, o fundador da Nação foi também um dos raros nacionalistas a ser  recebido no Vaticano num contexto conturbado quando o MPLA se aplicava na luta de  guerrilha contra o regime colonial  português.

A audiência, foi-lhe concedida  pelo Papa Paulo VI, a 1 de Julho de 1970, por ocasião da realização em Roma de uma Conferência Internacional de Solidariedade com os Povos das Colónias Portuguesas. Neto estava acompanhado de  Amílcar Cabral e Marcelino dos Santos, do PAIGC e FRELIMO, respectivamente. Na altura, o governo português tentou  desvalorizar este acontecimento, referindo que nunca a igreja poderia apoiar grupos terroristas e que tinha sido uma cerimónia sem significado.

De acordo com leituras pertinentes, a  situação era cada vez mais penosa sobre o ponto de vista militar, os guerrilheiros recebiam cada vez mais ajuda (até o Conselho Mundial das Igrejas dava dinheiro à guerrilha) e o seu armamento chegava cada vez mais, em maior e melhor qualidade.

Por seu turno, o Presidente da UNITA,  Isaías Samakuva foi  o primeiro político angolano que foi recebido pelo Papa Bento XVI no Vaticano. A recepção ao  líder do “Galo Negro” datou em Maio de 2006 quando este  regressava da Dinamarca acompanhado de uma delegação que cumpria périplo diplomático pela Europa. Samakuva, ofereceu uma  cópia de uma  escultura do pensador ao Chefe da Igreja Católica.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s