A “gasosa”

2 comentários

Bebida gaseificada feita à base de açúcar, água e ácido cítrico, a gasosa sempre foi uma bebida muito popular em Portugal e os mais velhos devem-se lembrar que na primeira metade do século XX, a gasosa tomou o nome de “pirolito”, garrafa aqui apresentada, que tinha a particularidade de ser fechada por uma bola de vidro, bola essa que se empurrava para dentro da garrafa no acto de abertura. A bola ficava no estreitamento da garrafa e quando se bebia ouvia-se o som inconfundível do berlinde a bater nas paredes da garrafa.

Esse berlinde, servia também para jogar o jogo do berlinde, tão popular entre os rapazes nas décadas de 50 e 60. Nos tempos de hoje, a bebida mais parecida com a gasosa ou pirolito será talvez a seven up.

Em Angola, a gasosa está presente em quase todos os actos da vida quotidiana dos cidadãos, mas não me refiro a bebida, não. “Gasosa” é sinónimo de corrupção que em Angola cresce como capim.

Se a polícia implicar contigo mesmo que sem motivo, já sabes o que ele quer, dá-lhe gasosa, se tiveres qualquer assunto para resolver na administração pública não te safas se não deres gasosa.

A “gasosa” está de tal maneira  institucionalizada em Angola que parece impossível viver sem ela. Dizem que teve origem no pedido de dinheiro para beber uma coca-cola ou um sumo, vulgo gasosa.

É certo que a bebida mais popular em Angola continua como dantes a ser a cerveja, mas sem “gasosa” a vida não anda e mesmo para aqueles que querem prosseguir os estudos, para se qualificarem para que o seu país possa ter um futuro melhor, se não derem “gasosa” ficam pelo caminho, situação muito lamentável, como se pode ver clicando em Gasosa.

Mário Mendes

2 thoughts on “A “gasosa”

  1. como posso obter a receita dessa bebida de nome GASOSA? Lembro-me que minha avó fazia, mas não tenho nem ideia de como era feita. Só me lembro que era muito gostosa e ficava engarrafada em garrafas como de champagne para não explodir.

  2. Pingback: Bispos de Angola e S. T. – Nota Pastoral sobre o memento Actual da Nação « Associação Rumos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s