Raios & Coriscos

Deixe um comentário

Em Angola, a época das chuvas que vai de Outubro a Abril, caracteriza-se também por descargas eléctricas frequentes, que muitas vezes matam pessoas. Esta foto do relâmpago foi tirada na base táctica da Cecília, Uíge, Angola, aquele morro do lado esquerdo do cabeçalho deste blog, em Janeiro de 1972.


O espectáculo visto lá do alto tinha tanto de beleza como também de medo e respeito por este fenómeno natural. Muitas vezes vimos o efeito destes raios quando caiam em cima de árvores e as rachavam de alto a baixo.

Assim, o nome “raios” para este post está explicado e o nome “coriscos” também não é difícil de decifrar, não fosse a nossa C.Caç. 3413, constituída nos Açores e por conseguinte integrar muitos “coriscos mal amanhados“, um termo açoriano, em especial de São Miguel e que significa safado, traquina.

Efectivamente, a nossa companhia não podia ser mais heterogénea. Integrada por continentais de todas as regiões, do norte, centro e sul (oficiais, sargentos e diversos especialistas), açorianos de todas as ilhas (só não sei se haveria algum das Flores ou do Corvo) e angolanos de diversas etnias, do Huambo, do Bié, do Cuando Cubango, da Huíla, era inevitável que de vez em quando se produzissem algumas “faíscas“.

No entanto, julgo que a nível comportamental, o desempenho da companhia atingiu um nível elevado. Para tal, em muito contribuiu o nosso comandante, Cap. Carlos Augusto da Silva Ribeiro, um homem muito sensato e compreensivo, que soube granjear o respeito dos seus comandados e  que a todos tratava por camaradas.

Desde 1999 que organizamos um encontro anual e o comandante nunca faltou a qualquer deles. É porventura o mais entusiasta destes encontros, que nos transportam aos idos anos de 1971/72/73.

Aqui, prestamos uma homenagem ao nosso comandante, já octogenário, desejando-lhe muita saúde, para podermos contar com ele durante muitos mais anos no seio da família que é a C.Caç. 3413. BEM HAJA.

Mário Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s