A tradição ainda é o que era

Deixe um comentário

Por mais leis e normas que a UE (União Europeia) imponha aos países membros, há tradições em cada país que de tão enraizadas que estão nos seus povos, subsistem e certamente ainda vão perdurar por muitos e longos anos, pois em muitos casos, a tradição é muito forte e ainda é o que era e não existe ASAE que lhes faça frente.

É o caso da matança tradicional do porco que acontece no princípio do Inverno em todas as aldeias do Portugal profundo, não esquecendo as ilhas.

Tirado o porco da pocilga, logo de manhã cedo, muitas das vezes à força porque ele pressente o que vai acontecer, 3 ou 4 homens conforme o tamanho do bicho, deitam-no em cima de um banco, amarram-lhe as patas e o matador espeta-lhe uma faca enorme directa ao coração.

Durante algum tempo o animal berra enquanto o sangue é aparado num alguidar e depois de alguns esticões fortes com as patas, finalmente fica inerte e calado para sempre.

O próximo passo é queimar os pêlos do porco, geralmente com um maçarico, mas noutros tempos com carqueja ou palha. Depois de bem lavado e barbeado é içado para uma trave de modo a ficar dependurado de cabeça para baixo.

O matador começa então a abrir o porco e tira-lhe as tripas para um tabuleiro, tripas que serão bem lavadas, trabalho geralmente feito pelas mulheres e que servirão para os diversos enchidos (chouriços, morcelas, farinheiras, etc.).

O próximo serviço é o “desmanchar” do porco, um trabalho de mestre que só alguns sabem fazer, pois é preciso separar os diversos tipos de carne, as febras, a entremeada, as costeletas, os presuntos, o toucinho, etc.

No dia seguinte fazem-se os enchidos que ficam no fumeiro até ficarem secos para irem sendo consumidos ao longo do ano.

Na ilha de São Jorge, nos Açores, a tradição também ainda é o que era, um dia de festa para os donos da casa e convidados e cá temos o nosso companheiro, Manuel Fernando Quadros com a mangueira na mão.


Mário Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s