25 de Novembro de 1975

Deixe um comentário

Faz hoje 35 anos, Portugal esteve à beira de uma guerra civil, depois do período revolucionário que se seguiu ao 25 de Abril de 1974. A disputa pelo poder político-militar teve o seu auge no Verão de 1975, o chamado “Verão Quente”.

De um lado, os partidos (PS, PSD e CDS) juntamente com os moderados do MFA liderados pelo grupo dos nove (Melo Antunes, Vasco Lourenço, Pesarat Correia,  Franco Charais, Canto e Castro, Costa Neves, Sousa e Castro, Vítor Alves e Vítor Crespo) que lutavam por uma democracia do tipo europeu, do outro lado, forças pró-comunistas (PCP, extrema esquerda e esquerda militar) que pretendiam impor um regime autoritário, próximo do dos países comunistas.

Nesse dia, os radicais do MFA com a Unidade de pára-quedistas de Tancos marcharam sobre a capital e as principais bases aéreas em seu redor, mas o golpe fracassou. Venceram os moderados e hoje temos uma democracia que embora jovem ainda, parece estabilizada.

No entanto, as expectativas que a grande maioria do povo português esperava da revolução dos cravos ainda não foram alcançadas, o desenvolvimento e bem-estar social para todos está cada vez mais longe. Sabemos que em cada 5 portugueses 1 é pobre (20% da população) mas também sabemos que outros 20% são ricos ou muito ricos e que na Europa dos 27, Portugal ocupa o 4º lugar onde o fosso entre ricos e pobres é mais profundo.

Eu, que já há muito sessentei, não tenho esperanças num futuro melhor, os políticos que nos têm governado e nos governam não me têm dado motivos para isso, a factura a pagar é tão pesada que já sobra para os nossos filhos e netos e sendo assim, a geração mais nova que tome conta disto, porque “este país não é para velhos”.

Mário Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s