Kandongueiros

Deixe um comentário

Luanda, a capital de Angola, é actualmente uma grande urbe, com mais de 4 milhões de habitantes, enquanto que na década de 1970 tinha cerca de 400 mil, uma grande cidade também, pois era a segunda maior de Portugal, logo a seguir a Lisboa.

Uma cidade com tantos habitantes requer, como é óbvio, uma boa rede de transportes públicos, coisa que não existe em Luanda nem nas principais cidades angolanas. E nestas circunstâncias aparecem sempre os especuladores para fazerem de táxis.

São carrinhas pintadas de azul e branco, na sua maioria Toyota Hiace, já muito velhinhas, importadas de países como Portugal, Alemanha, Bélgica, etc, onde já fizeram muitos milhares de km,  mas que ainda se aguentam, as escolhidas para fazer estes transportes que chegam a carregar 20 pessoas, cujos condutores, os kandongueiros, fazem autênticos slalom pelas ruas furando o intenso tráfego. O termo kandongueiro vem do kimbundu kandonga, que significa especular.

Sem estes táxis colectivos, Luanda não teria possibilidade de fazer chegar aos seus locais de trabalho milhares de pessoas e assim estes kandongueiros desempenham hoje em dia um papel fundamental na sociedade angolana.

Associada a esta actividade está também o transporte de bagagens, geralmente feita por garotos em trotinetes artesanais como as desta foto.

Estes garotos que certamente deveriam estar a frequentar a escola, têm que trabalhar para ajudar o sustento das suas famílias. Angola tem uma taxa de alfabetização de 68% ocupando a posição 142 a nível mundial e muito há a fazer ao nível desta área. A educação de um povo é a sua maior riqueza.

Mário Mendes

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s