Aeroporto de M´Banza Congo

2 comentários

O aeroporto da capital da província do Zaire, norte de Angola, tem características especiais pois está implantado mesmo no meio da cidade (ex-São Salvador do Congo), dividindo-a ao meio conforme se pode verificar nesta foto aérea de 2008 que encontrei na net.

A pista já está asfaltada, ao contrário dos anos 70, que era de terra batida, mas como se pode ver continua atravessada por caminhos de uma lado para o outro, o que traz problemas de segurança.

Em Novembro de 2008 a pista entrou em obras, que vão desde a substituição do asfalto, vedação do espaço circundante e prolongamento da mesma de 1800 metros para 1930. Em 1972 quando vim de férias a Portugal aqui embarquei num Dakota para Luanda, tendo regressado à guerra um mês depois e aterrando também aqui a bordo do avião da DTA, (Divisão de Transportes de Angola), a companhia aérea do território.

Pois bem, estas obras deveriam estar concluídas em Outubro deste ano, mas estão muito atrasadas, o que tem desesperado os seus habitantes, que se vêem privados do transporte aéreo e como as estradas na província estão muito degradadas é um enorme transtorno para todos. A notícia que se segue é do Jornal de Angola.

As obras de reabilitação e ampliação da pista do aeródromo da cidade de Mbanza Congo, capital da província do Zaire, estão atrasadas e os habitantes da região dependem unicamente da via terrestre para se deslocarem a Luanda e outros pontos do país.
Os trabalhos começaram em Novembro de 2008. O  Jornal de Angola constatou que falta substituir o tapete de asfalto e aumentar o comprimento da pista de 1800 metros para 1930. Falta, igualmente, pavimentar a placa de estacionamento de aeronaves, sinalizar e vedar o espaço circundante ao aeródromo, para impedir o acesso de pessoas e animais.
As obras estão a cargo da construtora China Road & Bridge Corporation e está prevista a sua conclusão no próximo mês de Outubro, mas os trabalhos estão há meses paralisados.
A empreitada de reabilitação do aeródromo de Mbanza Congo está inserida no plano de reestruturação e modernização das infra-estruturas aeroportuárias do país.
André Daniel, funcionário público e estudante universitário,  disse à nossa reportagem que a falta de voos em Mbanza Congo, está a dificultar a sua formação, na medida em que é obrigado a viajar e de carro para Luanda, para  fazer as provas presenciais. E isso acontece numa altura em que a estrada Mbanza Congo-Luanda ainda apresenta alguns troços críticos.
“Aguardamos que haja um esclarecimento dos motivos que estão na base da paralisação constante das obras. O tempo vai passando e ficamos sem saber o que realmente se passa. Com a chegada das chuvas vai ser complicado viajar de carro, uma vez que os buracos ao longo da estrada vão aumentar”, disse André Daniel.
António Lusevikueno Luvumbo, 21 anos, também funcionário público, disse que desde o momento em que os aviões deixaram de escalar Mbanza Congo, a vida na cidade ficou mais difícil. Por isso pede às autoridades competentes que façam tudo para que o problema da pista seja ultrapassado ainda este ano.
“Dada a importância do aeródromo na rápida circulação de pessoas e bens, a sua reabilitação tem de ser acelerada, porque é complicado uma região depender única e simplesmente da via terrestre. Se alguém estiver gravemente doente e precisar de evacuação urgente, acaba por morrer no caminho”, disse Álvaro da Silva, 20 anos, funcionário público.
A falta de aviões está a criar dificuldades ao funcionamento das instituições públicas, na medida em que a correspondência com os órgãos de tutela depende da via terrestre, o que é menos célere e eficaz.

Transportes melhorados

O director provincial do Zaire dos Transportes, Correios e Telecomunicações, Jeremias Timóteo, reafirmou o empenho do Governo Provincial em encontrar soluções para ultimar as obras da pista do aeroporto.
“Temos contactos com o Ministério dos Transportes, sobretudo com a direcção da ENANA, que superintende o sector dos aeroportos. Embora as obras de reabilitação da pista estejam relativamente atrasadas, podemos reafirmar o empenho do governo da província para a valorização da capital, Mbanza Congo. Até porque o atraso nas obras afecta a população e o próprio trabalho do Estado na região”, disse.

NR: Quando o aeroporto estiver operacional, já podemos marcar viagem para ir passar uns dias de férias à Mamarrosa e ao Luvo !!!

2 thoughts on “Aeroporto de M´Banza Congo

  1. É bom recordar tempos que guardamos na memória com enorme… nostalgia! Atravessei muitas vezes a pista de aviação, terra batida, em S. Salvador, hoje Mbanza Kongo. Em 1962 (há 51 anos!) ali cumpri serviço militar, na 4ª Companhia de Caçadores, da incorporação local, pertencente ao BC3, que tinha sede em Carmona (Uige). Ocupávamos instalações frente ao antigo hospital, quase no início da pista. São Salvador, na altura, era bem diferente do que é hoje. As ruas eram de terra batida, havia capim por todo, a famosa casa Salvador Beltrão, o Bar Azul e a Estrela do Congo. São Salvador, terra com uma história tão rica, era a capital do distrito do Zaire e tornou-se sede do Comando do Sector F, com uma guarnição militar bastante significativa. Dali íamos com frequência a Noqui (passando pela ponte sobre o rio M’Pozo) e também a Ambrizete (com passagem pelo Quiende, Tomboco e Casa da Telha), em grandes colunas de reabastecimento. E havia, claro, outras saídas mais arriscadas. Também guardo recordações do destacamento na Fazenda Primavera, logo a seguir a Madimba! Enfim, tanta coisa que havia para escrever, mas fico por aqui. Obrigado ao Blogue da CC3413 pela oportunidade que nos dá de manter vivo este ‘laço’ com terras que nos apaixonaram para sempre!
    M. Gonçalves,Tomar

  2. Cumpri o serviço militar junto do aeroporto mais precisamente no comando de setor desde 16 de agosto de 1970 ate fins de 1971.Fui condutor auto da secçao de transportes “AS DIAMONDES”. Saudaçoes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s