Alouette III

1 Comentário

Este helicóptero de origem francesa, começou a equipar a Força Aérea Portuguesa (FAP) a partir de Abril 1963 e teve um papel fundamental na guerra em África, ficando célebres as imagens de pára-quedistas e comandos a saltar dos aparelhos a pairar a 3 metros do solo.

Baptizados com o nome de código “canibais” destinavam-se a operações de transporte, heli-assalto e evacuação sanitária. Mais tarde foram equipados com um canhão de 20 mm que disparava através da porta lateral aberta, helicanhões que ficaram conhecidos por “lobos maus”.

Transportando 6 passageiros, além do piloto, equipado com uma turbina de 870 cv, pesava 1.105 Kg, atingia uma velocidade máxima de 220 Km/hora, tinha um alcance de 1.300 Km e voava a um tecto máximo de 6.100 metros. Estas características, aliadas ao seu poder de fogo, fez deste aparelho a arma mais temida pelos guerrilheiros independentistas.

A FAP adquiriu 142 destes aparelhos e em 1970 adquiriu 13 helicópteros Puma devido à necessidade de maior capacidade de transporte durante a guerra, uma vez que este aparelho tinha uma capacidade de 18/20 militares. O primeiro voo operacional do Puma em Angola ocorreu em 23 de Outubro de 1970, em Santa Eulália, norte de Angola.

A foto acima, foi tomada em Março de 1972, durante a operação “sequência” efectuada nas margens do rio Zenza, região do Bengo, Angola, na qual participámos juntamente com outras forças.

Mário Mendes

One thought on “Alouette III

  1. Foi num destes pequenos helicópteros Alouette III, que eu fui evacuado para a “Beira Baixa” no decurso de uma operação na mata do “Canacassala”.Este episódio pode ser consultado em:
    http://ultramar.terraweb.biz/Imagens/Angola/ManuelAldeias/Operação%20Canacassalaultino.pdf

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s