Mbanza Congo em festa

3 comentários

Hoje, 25 de Julho de 2010, esta cidade (ex-São Salvador do Congo), capital da província do Zaire, no norte de Angola, assinala 504 anos de existência e por esse motivo está em festa.

A notícia segue AQUI.

3 thoughts on “Mbanza Congo em festa

  1. A cidade de Mbanza Congo, província do Zaire, está a apresentar um novo cenário. A avenida Comandante Dangereux e outras ruelas adjacentes que integram a zona urbana recebem, neste momento, um novo tapete asfáltico, uma acção muito aplaudida pelos habitantes locais, devido à melhoria da circulação rodoviária e à maior comodidade que representa para os peões.“Antes, o sofrimento que se vivia na estrada número 110 entre Tomboco e Mbanza Congo era igual em relação aos buracos e à poeira que existe em Mbanza Congo” disse o jovem. A viagem provocava avarias nos veículos, principalmente com a destruição dos amortecedores, rótulas e pneus.
    Henrique de Lemos afirmou estar satisfeito com o trabalho do Executivo, por também direccionar as suas atenções para a criação de condições básicas da população do Zaire.

  2. Portugal enviou missionários para a cidade de Mbanza Congo e começaram os baptismos. “No dia três de Maio de 1492, dia de Santa Vera, frei João, vigário geral dos missionários, baptizou o rei do Congo com o nome de D. Afonso I, tendo abdicado do nome de Ne Nvemba Nzinga e assim foi acontecendo com os outros reis que o sucederam. O ntótela Nenyanga foi baptizado com o nome de D.Pedro II e o penúltimo rei, John Lengu por D. Pedro VII”, disse Nicolau Cabeia.
    O rei Dom Afonso I ordenou que fossem queimados todos os locais onde decorriam os cultos tradicionais. Quem não cumpria, sofria a pena de morte ou outras punições. Em função dos mandamentos, ele próprio, o rei do Congo, a título de exemplo, decidiu deixar as muitas mulheres que tinha, tendo ficado apenas com uma, conforme ditava a regra dos missionários, quando instalaram a religião católica em Mbanza Congo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s