Toto

2 comentários

O aquartelamento do Toto, na província do Uíge, em Angola, também fez parte da história da C.Caç.3413, pois era ali que nos deslocávamos para fazer reabastecimentos quando estivemos acampados em barracas no planalto do Luaia, (Cleópatra e Cecília), fazendo protecção à engenharia militar que desbravava terrenos inóspitos naquelas terras do fim do mundo.

O Toto ficava numa encruzilhada de picadas, uma que vinha de Sudeste, de Nova Caipemba e Vale do Loge, outra que seguia para Nordeste, para Bembe e Lucunga, outra para Este, para Quimaria e Bessa Monteiro e outra ainda que em finais de 1971 se estava a construir para Noroeste, para os lados dos rios Luaia e MBridge.

Do que me lembro do Toto, era que possuía uma boa pista de aviação, tinha uma sanzala e ali perto existia uma lagoa  rodeada de palmeiras. Também se produzia café sendo propriedade do fazendeiro Cid Adão Gonçalves.

Para recordar, aqui fica uma foto do aquartelamento.

Mário Mendes

2 thoughts on “Toto

  1. O Toto não era apenas a nossa base de reabastecimento, como era aqui que nos vínhamos refazer, quase semanalmente, a partir da Cecília, Vale do Loge e Quimaria, os locais onde a Companhia esteve dispersa.
    No Toto havia um restaurante que servia frangos assados barrados de gindungo, que nos dias de colunas tinham que ser encomendados via rádio, e as cucas e nocais a jorros, mas também as pretinhas que vendiam favores.
    Além disso, aqui também tinha ficado a nossa secretaria, e alguns especialistas, como enfermeiros, mecânicos e radiotelegrafistas.
    Um abraço do JS

  2. A Cª de Engª 3478 que ficou com duas frentes de trabalho,Quimaria e Cecília,a sua secretaria e o apoio,ficou neste quartel do Toto,que tinha de facto uma Sanzala e a pista de aviação,bem como a lagoa que foram propriedade do cidadão angolano Cid Adão Gonçalves,onde havia um célebre Ford T adaptado às necessidades da zona.Lá vivi alguns meses,até regressarmos a Luanda,para depois seguirmos para Zala.Havia tb uma fábrica de extracção de óleo dendê,oleo de palma e outros equipamentos.A foto é esclarecedora do aquartelamento.Bem Haja.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s