A Madsen do Luvo

Deixe um comentário

Esta metralhadora ligeira Madsen estava colocada à entrada do aquartelamento do Luvo, no canto esquerdo, por detrás da casa do Administrador de Posto.

Desenvolvida em 1903 pelo capitão Madsen da artilharia do exército da Dinamarca, foi utilizada pela primeira vez em combate durante a  guerra russo-japonesa em 1904 e 1905,  pelas tropas russas.

Utilizada também durante a I Guerra Mundial pelo exército alemão era considerada uma arma cara de produzir mas muito fiável. No início da II Guerra Mundial estava ao serviço de alguns países e destacou-se na Noruega onde foi muito importante na defesa do país contra a invasão alemã.

Portugal também comprou dois lotes, um em 1930 e outro em 1941 e sendo uma metralhadora padrão do exército português,  ainda estava ao serviço no tempo da guerra do Ultramar.

Pesava 9 kg, a cadência de tiro era de 450 por minuto, calibre 7,92 mm, tinha um alcance eficaz de 400 metros. O seu sistema de funcionamento, de recuo longo do ano, emitia um som ensurdecedor que assustava o inimigo.

Mário Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s