V=42n

Deixe um comentário

Ficou célebre esta fórmula (V=42N) pois serviu em meados da década de 60, para que o governo de Salazar pudesse avaliar o impacto que o custo da guerra em África tinha nas contas do país.

Tomando como exemplo Angola, constatou-se que o custo de cada soldado era de 115 escudos diários, o que daria aproximadamente o valor de 42 contos por ano. Assim era mais fácil saber o custo total da guerra, pois bastava multiplicar 42 pelo número de militares no teatro de operações.

Para um país pobre e atrasado,  este era um valor astronómico, mas agora à distância podemos melhor avaliar o esforço exigido aos portugueses para custear a guerra no Ultramar, porque nessa altura não havia empréstimos externos e todos estes custos foram suportados pela riqueza criada pelo trabalho dos portugueses.

Hoje, que vivemos de empréstimos externos, temos que olhar com olhos de ver para as contas da nossa economia, porque as contas são como o algodão, não enganam e até já tivemos um ministro das finanças, o falecido Sousa Franco, que dizia que “as boas contas, fazem os bons amigos”.

Com muitos dos nossos políticos a não querer ver o “buraco” onde estamos metidos, a realidade aparece agora, clara como água, pois tanto governo como o maior partido da oposição já se puseram de acordo com as medidas que tornarão a grande maioria dos portugueses mais pobres, agora quando um diz “mata-se” o outro diz “esfola-se”.  Com o povo entretido com o Benfica campeão e a visita do Papa, o tempo de pedir sacrifícios parece bem apropriado. “Quo vadis” Portugal?

A dívida externa do país, segundo as últimas contas aponta para um valor de cerca de 18.300 € por cada português. Utilizando uma fórmula do género da anterior e convertendo euros para contos, teríamos: V=3660N.

Vamos continuar com o cinto cada vez mais apertado, o nosso nível de vida vai regredir, o pior é que ninguém gosta de “andar de cavalo para burro”,  mas este é um facto inexorável.

Mário Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s