A Lápide

1 Comentário

A meio caminho entre a Mamarrosa e o Luvo, ao lado da picada havia uma pista de aviação desactivada, o que nos leva a supor que ali tenha existido antes de 1972, algum aquartelamento e/ou alguma sanzala. Não existiam outros vestígios da presença humana no local, porque o capim se encarrega muito rapidamente de os ocultar, mas esta lápide foi descoberta num patrulhamento que efectuamos naquele local.

Este tipo de pedra não existia por aquelas bandas,  pelo que  deveria ter sido trazida de outras regiões e seria pessoa importante para merecer esta lápide na sua sepultura, pelo menos para o neto que homenageou a avó, como se pode verificar na inscrição.

A expressão “Povo Gando” refere-se provavelmente a alguém originário de um lugar com esse nome, e pelas pesquisas que realizei, há, pelo menos três localidades em Angola com o nome “Gando”. Uma, na própria província do Zaire, próximo de Cuimba, a localidade mais perto do local do achado, outra na província de Benguela e outra ainda na província do Bié.

O que parece mais confuso é a expressão “14-13-14” que à primeira vista pode parecer uma data, mas como cada um dos três conjuntos de números são maiores que 12, chega-se à conclusão de que o mês não está representado.

Espero que de entre os nossos leitores haja alguém que possa ajudar nesta descodificação, senão terei de solicitar a colaboração do escritor Dan Brown, autor de best-sellers como “O Código Da Vinci” e “O Símbolo Perdido”, que com certeza encontrará algum “expert” em simbologia, para decifrar o enigma.

Mário Mendes

One thought on “A Lápide

  1. Camarada Mário Mendes os meus parabens por esta notável página que memorisa a passagem da C. Caç.3413 por terras Angolanas e, que eu todos os serões visito e leio atentamente, pois ela há muito faz parte da minha lista de favoritos.
    Fiquei perplexo ao tomar conhecimento desta lápide, pois eu tambem nos meus patrulhamentos detectei a antiga pista de aviação, mas dessa lápide nem sinal.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s