O Capim

Deixe um comentário

A zona onde esteve a C.Caç. 3413, na fronteira norte de Angola (Mamarrosa e Luvo) era um mosaico de floresta densa e savana e nesta crescia abundantemente o capim que chegava a ter mais de dois metros de altura.

Penetrar para além da picada era um tarefa árdua, só conseguida a golpes de catana, para abrir trilhos neste emaranhado de vegetação.

Mesmo em cima dos Unimog, a visibilidade que se conseguia era muito pouca e por isso na época seca ou do cacimbo (Abril a Outubro), quando o capim estava mais seco e as condições o permitiam, deitava-se-lhe o fogo que muitas vezes só era travado pela floresta ou pelos rios, e assim se conseguia uma vista panorâmica que nos dava muito maior segurança. Em breve voltava a crescer ainda mais forte e na época das chuvas atingia novamente uma altura considerável.

Ora este capim alto era um privilégio para o inimigo que lhe permitia montar emboscadas mesmo junto à picada e retirar-se depois sem ser visto. A propósito de emboscadas relembro uma de que foi vítima um pelotão de uma companhia que estava a cerca de 50 km de nós e que quando circulava entre S.Salvador do Congo e Buela sofreu 16 baixas (9 mortos e 7 feridos) em Junho de 1972.

Este acontecimento foi muito comentado em toda a zona e fez redobrar a atenção de todos, mas na verdade o capim alto era um grande “aliado” do inimigo, que mesmo nas “nossas barbas” conseguia ter-nos debaixo de mira sem nos apercebermos desse facto. Os primeiros tiros eram sempre do inimigo e se eram certeiros, nem nos davam possibilidade de defesa. Foi talvez por isso que cerca de metade do pelotão que sofreu a emboscada aqui referida, ficou fora de combate.

Mário Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s