Monumentos Militares

Deixe um comentário

Desde o tempo dos descobrimentos que os portugueses deixaram testemunhos da sua presença nas terras conquistadas, como os padrões dos descobrimentos, que nos primeiros tempos eram simples cruzes de pau e depois passaram a ser em pilares de pedra. Quando a expedição de Diogo Cão composta por três navios chegou à foz do rio Zaire em 1485,  os navegadores utilizaram embarcações a remos e penetraram pelo rio dentro até cerca de 150 Km, onde deixaram uma inscrição nas pedras de Ielala, perto de Matadi, limite navegável do rio, que podemos contemplar nesta foto. Foi nesta altura que foi estabelecido o primeiro contacto dos portugueses com o reino do Congo.

Aqui chegaram os navios do esclarecido rei Dom Joam o Segundo de Portugal” é o que está escrito na pedra, bem como os nomes dos capitães dos 3 navios: Diogo Cão, Pedro Anes e Pedro da Costa.

São assim os portugueses, saudosistas, deixam pegadas por onde passam.  Mais recentemente, também os combatentes das campanhas de África deixaram “monumentos” naquelas paragens, bem longe do seu torrão natal. Não existe batalhão ou companhia que se preze, que não tenha construído algum “monumento” que servisse para comprovar  a sua estadia em terras africanas.

A C.Caç. 3413, que esteve em diversos locais, deixou na Mamarrosa, local onde esteve mais tempo, este memorial.

É uma obra modesta, sei que há outras de maior valor arquitectónico, algumas consideradas verdadeiras “obras de arte”, mas a nossa está também muito harmoniosa, parabéns a quem a desenhou e a quem a construiu.

Mas houve também quem primasse pela grandiosidade, como este obelisco que está no Luvo, da autoria da C.Caç. 1783.

Não sei se a destruição que se seguiu à independência de Angola poupou estes “monumentos”. Se hoje, eles continuam de pé e passados algumas dezenas de anos, espalhados por todo o território, constituem um interessante património. Estou a imaginar  alguém a fotografar cada um deles, o que daria um belo álbum.

Mário Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s