Vale do Loge

38 comentários

Para completar o périplo dos lugares onde esteve a nossa companhia, falta falar do Vale do Loge, onde durante algum tempo esteve um grupo da C.Caç. 3413.

Não me refiro a Valley Lodge, local luxuoso que vai ser o quartel-general da nossa selecção, esse fica na África do Sul, pois é preciso dar as melhores condições aos nossos craques para “atacarem” o mundial de futebol.

O nosso Vale do Loge, província de Uíge, Angola, que conheci de passagem no dia 1 de Setembro de 1971 era mais modesto e assim certamente continuará. Relatos do passado na internet são muito poucos e muito menos do presente. Por isso, solicito a quem quiser partilhar relatos e fotos do local que o faça, (companheiros do 3º grupo, vão ao sótão, abram o baú de recordações e partilhem connosco). Desde já, os nossos agradecimentos.

Não sei se na actualidade  o Vale do Loge (Colonato do Vale do Loge) é habitado, mas com aquele nome, colonato … reunia condições para eventualmente ser varrido do mapa.

O que sabemos e vemos, por esta imagem de satélite, é que o rio Loge que lhe dá o nome, lá continua a correr  em direcção ao oceano Atlântico que encontra em Ambriz.

Mário Mendes

38 thoughts on “Vale do Loge

  1. Nasci no colonato de vale do loge, se alguem tiver fotos e as queira partilhar, fico agradecido.

  2. Que saudades do Vale do Loge, estive la como combatente de 1966 a 1968, no BCAC 1875, como operador cripto.

    • Também estive no Vale do Loge na CCAÇ 3435/BCAÇ 3855 como Op Cripto no ano de 1972 onde substitui um colega de baixa por doença que era o Ribeiro (Marado)

  3. Lembro-me do Vale do Loge, mas de 1971 1973 esteve lá, se a memória não me atraiçoa a companhia de caçadores 3436 do B.caç. 3855, cuja sede era no Toto.

    • A companhia que esteve no Loge de finais de Out. 1971 a finais de 1973 foi a 3435 e não a 3437 que esteve em Quimeria. Certo?

    • A Comp Caç 3436 esteve em Quimaria e não no Vale do Loge. Aqui estiveram a Comp Caç 3435.
      A sede do BCAÇ 3855 era no TOTO onde estava a CCS, PAD; Pel Mort; Serv Intendência e CCAÇ 3437.

  4. Amigo Adérito aqui fica o meu endereço de e-mail, se me quiser mandar fotos , ficarei muito agradecido. alcino.florindo@googlemail.com

  5. aquela aldeia foi fundada pelo sr simão toko. eu nasci neste local lá vivíamos 100 famílias para fazer aquelas lavras nossos pais sofreram nossos irmãos morreram o nosso vale do loge foi-nos devolvido pelo governo angolano neste momento estamos procurando parcerias para desenvolvermos o vale do loge e voltar a ser aquilo que já foi e um dia o poeta António Jacinto escreveu AS MAÇÃS DO LOGE.

  6. Gostava do Colonato do Vale do Loge mas hoje nem tanto
    luishpereira@hotmail.com

  7. Vitor Curado

    Nao te recordas de mim!
    Alf Falcao, Pel Mort 1030!
    As saudades sao imensas! Todo o nosso sacrificio foi em vão!
    Fomos uma FAMILIA e agora , passados quasi 45anos poucos nos compreendem !
    A classe politica só se interessa pela sua vida !
    Ainda agora vi um programa na tv1 a falar dos nossos colegas negros que serviram a nossa PATRIA e senti-me um revoltado!!!!!!
    Como é possivel esses nossas companheiros passarem fome ?
    Onde está o socialismo que tanto nos apregoaram?
    Desculpa este desabafo!!!!

    Tens ido aos almo0ços que fazemos ?

    Se quiezeres informações diz……

    adalberto.silva.falcao@gmail.com

    Um grande abraço

    • Claro que me recordo, e com que saudades desses tempos, mas hoje triste por que fizeram a essa terra,
      tudo destruido.
      Um abraço , e até um dia.

  8. Terra onde meus antepassados passaram, sofreram mas venceram….Graças a Deus tive a oportunidade de conhecer e fazer varias fotos em 2007, foi muito bom, ver a reabilitação da mesma….Com certeza é uma aldeia ou povoado espectacular e com muitos segredos ainda não revelados….

  9. Partimos como desconhecidos e regressamos amigos, um abraço do Lara, transmissões ccs batalhão de caçadores 1875

  10. Sr Manuel Marques, a 3436 não esteve no Vale do Loje 71-73, pois estivemos em Quimaria e Bessa Monteiro

    • Oh Brizida diz-me se este Manuel Marques nãio é o Furriel Marques que estava no TOTO?
      Um abraço do Nelson Mendes e daqui a tempos estaremos em Viseu no convívio, o qual é extensivo a todo o Batalhão.
      Posso dar informações aos i nteressados através do endereço nelson-mendes@sapo.pt

  11. Caros amigos Victor Curado e Joaquim Lara também fiz parte desse Batalhão 1875 mas estava no Lucunga como radiotelegrafista para todos um grande abraço de saudades Albino Pires

    • Caro Albino Pires , ainda andei pelo Lucunga em substituição do cripto dessa companhia.
      Um abraço

      • Olá Vítor, não sei se te lembras de mim, eu sou o bigodes radio montador, vou ao almoço dia 2 em Rio Maior talvez nós nos encontramos. Fica aqui o meu contacto 914755862 um grande abraço.

      • Carlos Correia, claro que me lembro , um grande abraço, espero lá estar no dia 2.
        Até lá tudo de bom.
        Vitor Curado

  12. olá amigo vitor curado e todos os amigos do batalhão 1875 sou o lara das trnsmiss-oes um abraço

      • Olá amigos/ companheiros/camaradas do Bat. Caç. 1875 “em particular CCS” Por aqui nos vamos encontrando. Já que temos mais tempo disponivel e vamos entrando nesta enorme ” porta” de nome INTERNET. Tenho publicado várias fotos , do lugar onde passamos uma parte da nossa vida – Vale do Loge, Estou neste momento a participar na organização de uma exposição sobre a guerra onde vão ser expostas algumas das nossas fotos. Um abraço para todos.
        simao.gaspar654@gmail.com
        facebook.com/simao.graca

  13. Para toda a malta do Bat Caç 1875 em especial á malta da CCS com quem mais convivi um forte abraço do ex. condutor (Porto) que tocava no Conjunto Miracau Albino Ferreir

  14. mais um encontro b. c. 1875 mais uma vez tivemos o nosso convivio em aveiro os meus parabens á organizaçao para o ano sera em alcobaça esperamos que mais apareçam um abraço do lara trasmissoes————————-

      • ando a precura das pessoas com quem eu passei a minha infancia estive a ver o video e vi uma das fotos onde vao duas criancas vestidas de anjo uma sou eu gostaria de ter comunicacao com pessoas que la viveram enter 65 a 75 meu pai e o senhor joao luzia,minha mae lavava muita roupa para a tropa se ha alguem se lembra de mim digam algo
        o muito obrigado

  15. Um reencontro de amigos. Votos para que anualmente nos voltemos a encontrar.

    S Gaspar

  16. Também por lá andei entre 71-73, conforme consta num livro escrito na altura e publicado agora Convido-os a visitarem a página do Face Book:

    https://www.facebook.com/carlosalvesautor

    • ando a precura das pessoas com quem eu passei a minha infancia estive a ver o video e vi uma das fotos onde vao duas criancas vestidas de anjo uma sou eu gostaria de ter comunicacao com pessoas que la viveram enter 65 a 75 meu pai e o senhor joao luzia,minha mae lavava muita roupa para a tropa se ha alguem se lembra de mim digam algo
      o muito obrigado

  17. Tenho alguma curiosidade em saber o percurso da Ccaç 3344 do Batalhão de Caçadores 3839. Tenho pesquisado e só encontro referências às companhias 3343 e 3345.
    Algum dos senhores me poderia elucidar?
    Fico grato.

  18. Também pertenci ao Bcaç 3855 e estava na CCS. Era Operador Cripto no Toto e estive 15 dias no Cmd da Área Militar nº 1 ( AM-1) em Santa Eulália e 1 mês no Vale do Loge onde substitui o Ribeiro (Marado), enquanto esteve de baixa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s