Natal, tempo de Amor e Paz

Deixe um comentário

O Natal é sempre um tempo muito especial, principalmente para quem está deslocado do seu lugar de origem, longe dos seus familiares, mas em tempo de guerra esta quadra é ainda mais especial, porque não faz sentido estar em guerra, quando os valores que se apregoam são o Amor e a Paz.

Em 1971, o meu Natal em África foi passado na base táctica da Cecília, um aquartelamento feito de barracas de lona situado no cimo de um morro, nas terras do demo, na província do Uíge, onde o lugar mais próximo era o Toto. Não me lembro de muita coisa desse tempo, nem sequer tivemos direito à presença da rádio ou televisão que costumava visitar os aquartelamentos para que os militares gravassem a tão célebre mensagem de Natal e Ano Novo, quase sempre terminada com o “Adeus, até ao meu regresso”.

Em 1972, no dia de Natal estava no Luvo, província do Zaire, e guardei uma foto da consoada.

Nesse ano, um soldado angolano da minha secção mandou fazer um postal de Natal personalizado e teve a gentileza de me oferecer um, gesto que muito me sensibilizou. Na verdade, o José Manuel da Costa era um verdadeiro amigo, e passados que são 37 anos, aqui recordo esse gesto. Por isso, amigo Zé Manel, onde quer que estejas, o meu reconhecimento pela tua amizade.

Aproveito a ocasião para desejar aos dois povos (angolano e português) as maiores prosperidades, que a cooperação entre ambos seja cada vez mais profícua e que a Paz esteja sempre presente.

Que os decisores políticos sejam “iluminados” para decretarem o fim de todas as guerras que assolam o Mundo, porque estas só trazem destruição, sofrimento e morte. O dinheiro que a guerra consome deveria servir para combater as doenças e a fome que atormentam tanta gente.

Para todo o pessoal da C.Caç. 3413 e seus familiares, para todos quantos nos lêem, para todo o Mundo, votos de um Feliz Natal e um Ano Novo com muita Saúde, Amor e Paz.

Mário Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s