Antes morrer livres, que em paz sujeitos

Deixe um comentário

Antes morrer livres, que em paz sujeitos.

Faz hoje 369 anos que Portugal reconquistou a sua independência face a Castela, e esta frase foi escrita numa carta que Ciprião de Figueiredo e Vasconcelos, então corregedor dos Açores, dirigiu ao Rei Filipe II de Espanha, em 13 de Fevereiro de 1582. Naquela missiva recusa a sujeição da ilha Terceira em troca de mercês várias, dizendo: As couzas que padecem os moradores desse afligido reyno, bastarão para vos desenganar que os que estão fora desse pezado jugo, quererião antes morrer livres, que em paz sujeitos. Nem eu darei aos moradores desta ilha outro conselho… porque um morrer bem é viver perpetuamente…

Ciprião de Figueiredo distinguiu-se como corregedor dos Açores durante a crise de sucessão de 1580, tendo governado o arquipélago durante  o período conturbado que se seguiu à aclamação nas ilhas de D.António, Prior do Crato como rei de Portugal. A ele se deve a fortificação e organização da defesa da ilha Terceira que levou à vitória na batalha de Salga, um recontro travado a 25 de Julho de 1581, na baía de Salga, na vila de São Sebastião entre uma força de desembarque castelhana e as forças portuguesas que em nome de D.António defendiam a ilha.

Esta frase foi também utilizada pelas unidades militares que ao longo dos tempos estiveram aquarteladas na fortaleza de São João Baptista, como o BII 17, onde se formou a nossa C.Caç. 3413.

Esta divisa está também presente no brasão de armas dos Açores, aprovado pelo artigo 3º do Decreto Regional nº 4/79/A, de 10 de Abril.

Aqui estão mais duas fotos do BII 17, para recordar aqueles tempos que ali passamos no ano de 1971.


Fonte: Wikipédia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s