Primeira Viagem em Angola

11 comentários

A primeira viagem em Angola

uige

A 31 de Agosto de 1971, depois de 3 semanas em Luanda, a C.Caç. 3413 recebe “guia de marcha” com destino ao norte.

A primeira etapa terminou na cidade do Uíge (antiga Carmona) onde pernoitámos depois de percorridos cerca de 350 Km em estrada de alcatrão. Passámos por Cacuaco, Caxito, Úcua, Vista Alegre, Aldeia Viçosa e Quitexe (parece que agora se chama Dange).

A segunda etapa, toda percorrida em picada no dia seguinte, levou-nos depois de passar pelo Songo, ao Colonato do Vale do Loge, onde ficou o 3º grupo de combate.

Os outros três grupos seguiram rumo ao Toto. Aqui o 4º grupo seguiu para Quimaria e pior sorte coube aos outros dois (o 1º e o 2º) que foram para uma base táctica  situada no cimo de um morro, composta por tendas e barracas, lá para os lados do rio Luaia, com a missão de proteger uma companhia de engenharia que abria uma picada naquela zona. A permanência neste local inóspito prolongou-se até 28/2/1972.

valedamorte

Esta foto ilustra o trabalho realizado. Este local da picada aberta num vale no meio da floresta era apelidado por “vale da morte”.

Mário Mendes

11 thoughts on “Primeira Viagem em Angola

  1. Olá companheiro Mendes

    Obrigado pelo valioso contributo que continuas a dar para a História da nossa C. Caç. 3413.

    De facto não sabia que o 4.º grupo tinha partido logo para Quimaria. Sempre pensei que o único que tinha estado neste aquartelamento isolado tinha sido o 3.º GC, que depois de ter deixado o Vale do Loge foi agrupar uns dias para a Cecília, de onde logo a seguir marchou para Quimaria.

    Do Vale do Loge e de Quimaria, onde estive com o 3.º grupo, tenho algumas recordações ainda frescas, que um dia hei-de lembrar num texto que te enviarei.

    Os que foram para as matas do Luaia estiveram primeiro na base da Cleópatra, com a CCAç.1311 (angolana), e a CEng. 2579, e depois na Cecília, já no planalto do Luaia, de onde partia um rio com o mesmo nome, ainda com a CCaç. 1311, e a nova Companhia de Engenharia, a 3478.

    Um abraço do JS

  2. Olá, ouçam a Rádio Cultura Angolana http://www.radioculturaangolana.com

    Um abraço!

  3. Fui furriel miliciano da companhia de eng.2579 e estive nessa zona, pois estava-mos a abrir uma picada para o Luaia.
    Pergunto se vocês ainda lá estavam quando fomos atacados.
    O nosso acampamento nesa altura era no cimo do morro ( que terraplanamos) chamado Cleópatra e os turras ectavam a atacar-nos de outros morros.
    Foi uma noite terrível e, o que nos safou foi o pelotão de morteiros que começaram a responder a esse ataque.
    Se não fosse isso, hoje não estaríamos aqui a contar as nossas histórias.
    Cumprimentos e a minha alegria por poder compartilhar com quem comigo esteve nessa zona de guerra.
    João Castelar .

    • Caro companheiro, o ataque de que tenho memória ocorreu a 7 de Outubro de 1971, penso que foi na Cleópatra. Depois fomos para outro morro (Cecília) onde estivemos até Fevereiro de 1972. Se tiver mais memórias de outros episódios e os quiser partilhar, agradecemos. Um abraço. Mário Mendes (ex-furriel da C.Caç.3413)

    • O meu pai chama-se Joaquim Hilário e pertenceu à companhia de engenharia 2579.
      Filipe.hilario@hotmail.com

      • É bom que sintas orgulho no teu pai,porque ele como todos os que lá estiveram,foram os bravos de Africa.

      • Eu sou o jose Primor de Torres Vedras, fui colega do teu pai, pertencia a mesma companhia 2579, um abraco para ele desejo-lhe saude e muitos anos de vida.

  4. Carissimos,andamos todos pelas mesmas bandas,Toto,Qimaria,Zala,Cecilia,Monte Tomba,M’Abrige,Loge,Songo,Quipedro etc,etc.Paz para os que já foram,lá e cá e forças e coragem para os que restam.De nada valeu o n/ sacrifício aos olhos de alguns,mas foi com o sentido de patriotas que o fizemos,e demos o nosso contributo aquela terra.Um Abraço a todos.

  5. Eu chamo-me artur rodrigues,e fui furriel miliciano na C.ª de Engª 3478,serviço auto.
    Estive no Toto e em Zala,tendo-me deslocado também às frentes de trabalho,de Quimaria e Cecília,bem como outras,entre Outº de 1971 e Dezº de 1973.Toda a àrea,e zonas de que falam,são-me familiares,apesar de já la irem 40 anos.O meu bem haja,aos n/ antecessores,a todos que nos deram protecção,e a quantos colaboraram nesta odisseia,que marcou as n/ vidas. Um Abraço. Artur Lopes Rodrigues.

  6. A C.ª de Engª 3478 chegou a Angola de barco em Outº de 1971.Fomos para o Agrupamento de Engª de Angola,e tb Grafanil,onde estivemos algum tempo,pouco.Seguidamente fomos para o Toto,Quimaria e Cecília,inicialmente Cleópatra,dando seguimento à construção de picadas,tácticas e construção de pontes,viadutos e drifts.Do Toto mudámos para Zala.
    Portanto,ao longo desse tempo,partilhamos convosco,todas as peripécias porque passaram nesses locais.Daqui fica o desafio,para quem lá esteve,contar as suas histórias que só dignificam,o empenho com que aplicamos parte da n/ vida numa terra,que deve saber ser grata,aquém lutou por ela,dando-lhe a base da pujança que é hoje,e que há-de ser no futuro,e que sem ressentimentos,se procure um diàlogo,que na altura,faltou,sem ser necessário a perda de vidas humanas e os sacrificios,porque tiveram de passar.Que esse esforço,sirva,para que todos sem màgoas,analisem de forma isenta,o que poderá ser hoje em dia o engrandecimento de um País como Angola,dando aos seus,melhores condições de vida,com mais humanismo,e receber de braços abertos e com cordialidade,quem deseja e precisa para colaborar,com aquele Belo País e Hospitaleiro Povo de Angola,que de Cabinda ao Kuando Kubango,sempre souberam dignificar a sua Terra,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s