A Nossa Passagem por Setúbal

Deixe um comentário

RI11 SetubalPara quem já não se recorde este era o quartel do Regimento de Infantaria n.º 11, em Setúbal, em Junho/Julho de 1971, onde a Companhia ficou aquartelada depois de chegar de Angra do Heroísmo (Açores).

Evidentemente que hoje já não existe, e segundo vi há dias na Internet parece que dele apenas resta uma porta.

De Setúbal partíamos para as serras da Arrábida e Sintra (corrijam-se se estiver errado), onde fizemos a «Instrução de Aperfeiçoamento Operacional» (IAO), já com a presença dos especialistas metropolitanos (que não tinham ido aos Açores), nomeadamente os peritos em armas pesadas, operadores de transmissões, radiotelegrafistas, enfermeiros, corneteiros, cozinheiros e outros.

A presença dos açorianos em Setúbal saldou-se por inúmeras peripécias, que passaram pela dificuldade em se fazerem entender no seu sotaque ilhéu, sobretudo micaelense, dentro e fora do quartel. Uma ocasião o Carvalho condutor, que era da Terceira, recebeu um sabonete em vez da Seven Up que tinha pedido, e ao Medeiros trouxeram-lhe uma santola recheada em vez de uma sandes.

O último dia de estadia na cidade do Sado saldou-se pelo acto de fé da queima dos colchões de palha da caserna onde os açorianos dormiam. Como nestas situações o castigo máximo era ira para a guerra a que já estávamos condenados, fomos castigados a pagar durante toda a comissão os colchões de espuma modernos onde iriam dormir os felizardos que nos substituíram.

Como esta houve outras histórias, como a do Carreiro e do Coelho, que embarcaram sob prisão, o primeiro por ter batido no oficial de dia que não o quis deixar sair do quartel, e o segundo por ter disparado sobre o oficial da ronda.

José Sampaio

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s