Notícias do Luvo e Mamarrosa

Deixe um comentário

AngolaPress, 13-10-2009

angola_rdcZaire
Autoridades garantem assistência sanitária aos angolanos expulsos da RDCongo

Mbanza Kongo – Uma equipa sanitária constituída por dez técnicos de saúde foi colocada na comuna fronteiriça do Luvo, município de Mbanza Kongo, província do Zaire, para prestar assistência médica e medicamentosa aos angolanos expulsos compulsivamente na República Democrática do Congo.
Segundo o chefe da repartição municipal da saúde de Mbanza Kongo, Nsakala Mpasi Iberto, cinco técnicos de saúde estão destacados na sede comunal do Luvo, ao passo que os outros estão no centro de acolhimento Mamã Rosa.
Acrescentou que este número de profissionais foi reforçado no último fim-de-semana por alguns técnicos da saúde pública e por uma equipa da Cruz Vermelha de Angola, que no local prestam a assistência sanitária necessária para os compatriotas que todos os dias cruzam a fronteira.
“A assistência sanitária aos nossos concidadãos que estão concentrados no Luvo está garantida. Temos medicamentos suficientes para fazer face a esta situação”, garantiu.
Sem avançar o número de casos de doenças registadas, Nsakala Iberto mencionou a malária, tuberculose, hipertensão e doenças diarreicas e respiratórias agudas como sendo as patologias mais frequentes no local.
Adiantou que foram mobilizadas ambulâncias para garantir a evacuação, até ao Hospital Central do Zaire, os pacientes que apresentam um estado crítico de saúde para melhor assistência sanitária.
“Já começamos também com a vacinação das crianças e adultos concentrados no Luvo. As crianças menores de cinco anos estão a ser imunizadas contra a poliomielite, pentavalente e BCG, ao passo que as mulheres e homens estão a receber vacinas de tétano”, reforçou.
A comuna do Luvo situa-se a 60 quilómetros a norte de Mbanza Kongo (Zaire) e actualmente acolhe mais de 25 mil angolanos de diversas províncias do país expulsos da República Democrática do Congo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s