Mina anti-carro

10 comentários

No dia 02/02/1973, uma coluna da C. Caç.3413 no regresso de S. Salvador do Congo, depois de atravessar a ponte sobre o rio Lucossa, encontrou uma fogueira ainda activa no cruzamento das picadas Canga/M´Pozo/M´Pala com Mamarrosa/Luvo, em que foi queimada  a placa indicativa de madeira destes aquartelamentos. Logo aí se apearam os militares da coluna e percorreram a picada durante algum tempo.

Como não se avistou qualquer outro sinal do inimigo, o pessoal subiu para as viaturas e continuou a viagem, até que passados alguns km, se ouve um  grande estrondo, a viatura pesada Berliet  tinha pisado uma mina que provocou 4 feridos.  Não sei quem tirou as fotos, parabéns ao fotógrafo, o certo é que as tenho no meu “álbum da guerra”, e já não me lembro como as obtive.  Com as  fotos deste episódio, realizei o pequeno filme que se segue:

Três feridos foram evacuados para Luanda e felizmente todos recuperaram e voltaram ao convívio da Companhia.

Mário Mendes

10 thoughts on “Mina anti-carro

  1. Olá companheiro Mendes,
    Parabéns pelo filme, que é um belo documento para a História da GC.
    O meu patrício José Correia, o furriel enfermeiro, quando saía no lugar de um dos seus cabos enfermeiros não ia apenas pela fotografia, munido da sua máquina fotográfica (que na altura era um luxo), mas também levava a Mauser, pois era um apaixonado pela caça.
    Recordo-me que numa coluna onde eu ia ele atirou sobre uma chita, que mesmo ferida conseguiu fugir com o fato que daria um belo troféu para decorar a sua casa de Ferragudo.

    Entre os feridos da mina é bem identificável o cabo Eduardo Reis, do 3.º grupo, que era o apontador da metralhadora do rebenta minas (Berliet). Creio que desde esse dia ele nunca mais foi o mesmo, pois ficou bastante perturbado e raramente saía. Um dos outros feridos foi alferes Pinto, que comandava a coluna.
    Três dias depois tivemos outra mina, desta vez num Unimog, que matou o condutor António Machado e fez também feridos.
    José Sampaio

  2. O alferes que ficou ferido foi o Dias, do 4º grupo. Julgo ter a certeza deste facto, mas que venham mais opiniões para termos a certeza.

    Rectificação:
    Meu caro amigo Mário Mendes

    Vi a sequência das fotos e li o artigo que tu publicaste no Youtube e achei muito interessante. Parabéns pelo trabalho, mas há que corrigir um pormenor muito importante. O furriel Correia não estava nesse filme, nessa altura estava de férias no “Puto”. As fotografias foram tiradas por um gajo de uma outra Companhia. Lamento, mas eu não estava lá.
    Fica a correcção.
    Um grande abração e muito obrigado pelos emails que me envias.

    Correia

    Sampaio, muito obrigado pelo email.

    Um grande abração também para ti

    Correia

    • Sim, é como diz o Correia. As fotos foram tiradas por um Furriel da C. de Artilharia, mas já não me lembro o seu nome. Ele aparece até numa das fotos, porque pediu a um outro para ficar o registo para a posteridade. O piloto era o Silva Pereira, que depois de vir operava no aérodromo de Évora, com quem estive várias vezes. E
      para sua alegria dei-lhe uma foto onde está ao lado do avião com a respectiva matrícula bem visível. Tinha de todos os que pilotou, menos esta. Infelizmente faleceu nos finais de 2012 (talvez Setembro).

    • Confirmo que o Alf. ferido foi o Dias do 4º Grupo.

  3. Amigo, muitos parabéns pelo seu trabalho.
    É necessário avivar a memória daqueles que teimam em esconder as realidades da época.
    Por outro lado, aos jovens, a quem os novos donos da Pátria contaram as coisas á sua melhor conveniência, sua e do partido ( partido, o tal) tem de lhes se contada a verdade.

  4. Gostei,do vosso apanhado e montagem referente a mina.
    Também gostei dos vossos comentários.
    Também estive na Mamarrosa em 1973,pertência a c.cav.8450,sediada na Canga.
    Um abraço,para todos,em especial para o fur.Correia,pela chumbada,que me deu,não sei
    se ele ainda se recorda.
    Do madeirense e ex.fur.Abreu.

  5. difundam:
    A 05/06 p.f. vai haver um almoco de confraternizacao do batalhao de CACADORES 770-VALENTES E VALOROSOS em FATIMA. Que todos comparecam.E uma ordem.

  6. Amigo Mário Mendes, obrigado por estas imagens que recordo perfeitamente. Vinha nessa coluna de regresso de S. Salvador para a Mamarrosa, chefiada pelo Dias. Aquando da mina-emboscada, fiquei junto ao furriel vago-mestre que não me recordo o nome, e dali assistimos à guerra feita sobretudo pelo Carreira em cima da Berliet a par de algumas morteiradas enviadas para as redondezas pelos nossos camaradas açoreanos. Houve feridos ligeiros e sem gravidade mas foi um grande susto.
    Um Abraço!

  7. Olá Humberto Caldeira, o furriel vago-mestre da nossa companhia era o Silva.
    Um abraço.

  8. Ola Mario Mendes espero que estejas bem eu sou o Ramiro Carreiro quanto ao dia 2 de Fevereiro de 1973 eu estou bem lembrado do acontecimento, o meu alferes Dias estava na coluna e estava tambem um outro soldado Agolano do meu grupo que se chamava ioque ele estava regrecando de ferias,mas o quarto grupo nao estava nesta coluna, depois do acontecimento no quartel mandaram formar o quarto grupo e segundo grupo e saimos pra mata andamos todo o dia atravessamos muitos pantanos foi um dia de soar muito mas chegamos ao fim do dia e nao encontramos torroristas , quanto ao nosso camarada Antonio Machado eu penso que no dia que ele morreu ele estava de servico ao quartel e o condutor que ia sair para a picada estava com o poldismo e o Machado que era bom camarada oferce-se para sair no lugar do outro condutor mas infelismente custou-lhe a vida fazendo o bem.Mario o ano passado em Agosto eu estive nos Acores em sao Miguel se eu soubesse eu tinha tirado fotos a campa do Antonio Machado mas quando eu souber que alguem vai a sao Miguel eu vou pedir para tirar fotos a campa do Antonio Machado, por agora e tudo ate a proxima se Deus quizer um abraco

Deixe uma Resposta

