Beira Baixa – Mortos na GC

Deixe um comentário

Durante a guerra colonial (1961 a 1974), foram 302 os jovens naturais da província da Beira Baixa que morreram nestes conflitos. Há uma canção que diz “Eu nasci na Beira, sou homem pequeno, sou como o granito, bem rijo e moreno”, mas estes jovens foram grandes heróis que deram a própria vida para defender a Pátria.

mortosGC_BB

Os ex-combatentes continuam “esquecidos”, só são lembrados nos “10 de Junho”, apenas lembranças porque nem sequer aquele tempo em que lutaram pela Pátria lhes conta para efeitos de reforma. Os que requereram esse tempo tiveram que pagar.  Mas não esqueçamos que há também aqueles que “ficaram para trás” cujos corpos continuam sepultados em  terras de África onde perderam a vida e nunca foram justamente homenageados. Da lista acima referida, são 52 os que não voltaram, naturais dos seguintes concelhos:

Belmonte (2), Castelo Branco (9), Covilhã (8), Fundão (8), Idanha-a-Nova (10), Oleiros (1), Penamacor (6), Proença-a-Nova (2), Sertã (5) e Vila Velha de Ródão (1).

Não voltaram porque as famílias não tinham dinheiro para realizar a trasladação dos seus restos mortais, porque o mais incrível é que nos primeiros anos de guerra tinham que ser elas a pagar esse serviço. E hoje, passados tantos  anos porque ainda não se fez essa justiça?

O Movimento Cívico de Antigos Combatentes entregou no dia 22 de Janeiro de 2009 uma petição na Assembleia da República com 12 mil assinaturas para,  até 2012, trasladar os corpos dos militares portugueses mortos na guerra colonial, aqueles que as respectivas famílias assim o desejarem.

Na petição lê-se que o único objectivo é “conseguir que, até 10 de Junho de 2012, os restos mortais dos militares que morreram em combate pela Pátria e ainda lá se encontram, desprezados e abandonados, regressem finalmente a Portugal”.

Esta petição foi debatida na AR no dia 3 de Junho de 2009:

http://www.dailymotion.com/video/x9mszr_o-regresso-dos-mortos-e-abandonados_news

Mário Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s