Castelo Branco – Monumento aos combatentes

Deixe um comentário

Os combatentes portugueses têm monumentos espalhados pelo país para os homenagear. Em Castelo Branco desde 1924 que existe um monumento aos combatentes da grande guerra. Este monumento tem estado no talhão dos combatentes existente no cemitério local,  e foi em 15 de Dezembro de 2007 mudado para uma rotunda no meio da cidade, cerimónia que contou com a presença do Presidente da Direcção Central da Liga dos Combatentes,  Gen. Joaquim Chito Rodrigues, um albicastrense, comemorando-se também na mesma data o 84º aniversário do Núcleo de Castelo Branco da Liga dos Combatentes.

O Monumento ao Combatente, representa a estilização dum dólmen (primeiros monumentos que a humanidade levantou aos mortos). Contém inscrição em relevo de quantos portugueses morreram nos campos de batalha pelo engrandecimento e defesa da Pátria.

Nas faces estão gravados os nomes de doze batalhas: Ourique, Salado, Atoleiros, Aljubarrota, Valverde, Ceuta, Cercos de Diu, Montes Claros, Bussaco, Marracuene, Cumato e La Lys. Nos cunhais sobre os capitéis dos colunelos estão as esferas armilares. Ao centro das faces maiores, as cruzes de Cristo.

cb_comb_ultramar

O discurso que o Gen. Chito Rodrigues proferiu na ocasião,  pode ser lido neste link:

inauguracao_monum_castelo_branco

(Mário Mendes)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s