Etapas

3 comentários

Etapas na vida da Companhia

José Rosa Sampaio

A Companhia de Caçadores 3413 foi formada no Batalhão Independente de Infantaria 17, de Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Açores, sendo composta por ilhéus, continentais e angolanos.

A sua preparação para o palco da guerra foi feita ainda nos Açores e continuou em Setúbal, na Arrábida e na Serra de Sintra, onde fez  a “Instrução de Aperfeiçoamento Operacional” (IAO).

O embarque  para Angola, no paquete “Vera Cruz”, deu-se a 31 de Julho de 1971 tendo chagado a Luanda a 9 de Agosto.

À chegada ao Campo Militar do Grafanil a unidade ficou completa com cerca de 40 angolanos, o que perfez cerca 160 homens.

Como companhia independente foi-lhe atribuído o estatuto de intervenção,  com o ojectivo de dar apoio a unidades estacionadas em zonas agitadas e a participar em grandes operações.

A comissão desenrolou-se por quatro períodos distintos:

1.º Período – Agosto/Setembro de 1971:

Luanda, onde esteve cerca de um mês acantonada em barracões,  que serviam de base permanente.

2.º Período – Setembro de 1971/Janeiro de 1972:

Partida  para o distrito de Uíge onde foi destinada a reforçar algumas unidades, nomeadamente no Vale do Loge (um grupo de combate), Toto (secretaria e alguns especialistas), Quimaria (dois grupos de combate), e Cleópatra e Cecília, onde juntamente com a C.Caç. 1311 fez protecção a uma Companhia de Engenharia, que abria uma picada. Nestes locais sofreu quatro ataques ao aquartelamento, um ataque na picada, duas minas, alguns feridos sem gravidade e um morto por acidente com arma de fogo.

3.º Período – Janeiro/Abril de 1972:

Regresso a Luanda onde se ocupou em patrulhamentos à volta da cidade, serviço de apoio à Polícia Militar, nomeadamente por ocasião do rebentamento dos paióis do Grafanil e do conflito entre a Polícia Militar e os Comandos. Participou ainda numa grande operação ao longo do Rios Zenza e Bengo, no Kuanza Norte, para detecção de grupos de infiltração.

4.º Período – Maio de 1972/Setembro de 1973:

Partida para o distrito do Zaire, com destino à Mamarrosa e Luvo, localidades situadas junto à fronteira com a República Democrática do Congo, onde protegeu  uma fazenda de café com serração e uma sanzala. Aqui sofreu um ataque simultâneo aos aquartelamentos da Mamarrosa e do Luvo, dois ataques ao Luvo,  um contacto frente a frente com um grupo especial da FNLA, e várias minas na picada que fizeram um morto e vários feridos graves.

Finda a comissão o regresso deu-se a 2 de Outubro de 1973,  em Boeing da TAP.

mamarrosa5

3 thoughts on “Etapas

  1. Amigo José Rosa Sampaio
    Li o seu depoimento sobre o periodo em que esteve na tropa no N.Angola, nomeadamente no TOTO, BEMBE Minas de Cobre e participou em acções daquela região durante o seu tempo de tropa. Estou interessado em saber se fez parte do grupo de militares Angolanos, provenientes do RI20 1311 cujo capitão foi o Videira, C. da Companhia.Estive com o mesmo no BEMBE, TOTO, etc. Pretendo saber contactos do meu tempo, Cdt, Videira, Sarg. Portela, Alf. Zé Maria e outros. Assim como instruções como estar inscrito para a obtenção do Fundo de Pensão dos ex-militares do periodo Colonial no ano 1970/74. Sou o Luis António Faria com o Nº Mat.01989270
    Contacto Angola 923213680 ou 933176617

  2. Estive na Mamarrosa com a Cart 2676 mas perdi todos os contactos com os meus colegas. Como se sabe a Cart 2676 era essencialmente formada por naturais dos Açores e talvez por isso perdi o contacto. Tenho tentado localizar algo sobre a Cart 2676 e esta foi a única página em que encontrei qualquer referência.
    Desconheço se há encontros regulares quer da Cart 2676 quer de ex combatentes que tivessem estado na Mamarrosa quer nesta companhia quer em outras anteriores ou posteriores . Se isso se verificar gostaria de ser contactado pelo e-mail sousa1948@netcabo.pt

    • “Camarada” SOUSA a companhia 2676 era uma comp. de caçadores independente e era maioritária composta de “CAMARADAS” AÇORIANOS.Fiz parte dessa comp. como furriel do 4.º pelotão e que o alferes era o grande DINIZ.Não tem havido encontros regulares desta comp. mas tem havido alguns encontros com a comp. 2677 e este ano é em Braga no dia 12 de Maio.O meus contactos 227113449,hemail castrofreitas1948@hotmail.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s